sexta-feira, 23 de abril de 2010

Accident, de Cheang Pou-Soi (2009)

Esta é a primeira crítica de uma série que pretendo dedicar ao IndieLisboa, o festival de cinema independente de Lisboa, que arrancou ontem e decorre até 2 de Maio. Vou tentar aqui apresentar críticas a todos, ou quase todos, os filmes que tenciono assistir.

A saga começou ontem com «Accident», um filme de acção de Hong Kong, realizado por Cheang Pou-Soi, antigo assistente de realização do genial Johnie To. Tal como os filmes do mestre asiático, que foi alvo de uma interessante retrospectiva no âmbito do Indie e este ano traz o mais recente «Vengeance» a Lisboa, não é um filme de acção no sentido directo do termo. Este filme conta a história de Brain (Louis Koo), o líder de um grupo de assassinos profissionais cujo modus operandi consiste em criar acidentes que provoquem a morte dos seus alvos sem que pareça um assassinato.

Logo de início ficamos a saber como eles actuam com uma das encenações em que um pormenor deixa o líder irritado. Num outro golpe tudo corre mal e Fatty, um dos membros do grupo ,interpretado por Suet Lam, um habitué dos filmes de To, morre atropelado por um autocarro. Terá sido acidente? É esta questão que faz arrancar a segunda parte de «Accident», tornando o filme mais tenso, pois Brain começa a desconfiar de tudo e de todos.

Apesar desta segunda parte estar bem conseguida, falta um pouco mais de movimento a este filme para conseguir ombrear com a obra do mestre de Cheang Pou-Soi. Nas cenas dos golpes faltam aqueles movimentos de câmara que To tão bem consegue sacar. Mas o que vale a pena é ver a interpretação de Louis Koo, o enigmático líder cuja história passada vamos ficando a saber aos poucos.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário