sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Masters of Horror: John Carpenter's Cigarette Burns, de John Carpenter (2005)

Há alguns meses atrás acompanhei aqui uma série televisiva chamada «Masters of Horror». Muito resumidamente, este foi um projecto para TV criado em 2005/2006, dividido em duas temporadas, onde grandes realizadores com provas dadas no género do terror foram convidados a filmar episódios com cerca de uma hora. Na altura consegui assistir a todos os filmes da primeira temporada com uma excepção: «Queimaduras de Cigarro», logo o filme de um dos meus realizadores favoritos. Falo do mestre John Carpenter, que assina o episódio mais cinéfilo desta primeira série, tal é a quantidade de referências feitas ao longo do filme.

«Queimaduras de Cigarro» conta-nos a história de Kirby (Norman Reedus), o dono de uma sala de cinema com algumas dívidas para pagar, que aceita procurar a única cópia existente de um filme maldito chamado «Le Fin Absolue du Monde» em troca da quantia que irá servir para pagar o que deve. Apesar da aura misteriosa que rodeia o filme (supostamente só foi projectado uma vez e a sessão terminou tragicamente), e dos avisos que recebe, Kirby resolve levar a sua missão avante até encontrar a dita cópia. Mas não é só a busca que o atormenta, mas também outros aspectos do passado deste caçador de tesouros improvisado.

Este episódio foi o primeiro de dois que Carpenter filmou para a série e foi também o primeiro trabalho a seguir ao desastre (para alguns, pois para mim o filme não é mau de todo) chamado «Fantasmas de Marte». E nota-se a marca do realizador, logo na sequência inicial, com a banda sonora do piano a remeter para os seus títulos mais clássicos. O que vem a seguir é uma bela homenagem ao cinema de terror (e ao ver este filme só tive pena de não conhecer mais o género para conseguir apanhar todas as referências espalhadas) e mesmo à cinefilia levada ao extremo, que consegue ser mais violento do que a maioria dos filmes que passaram nesta primeira temporada, incluindo o muito badalado filme de Takashi Miike, «A Maldição». Não é o melhor episódio desta primeira temporada, mas anda lá perto. E assim chega ao fim a ronda pela série «Masters of Horror», que uma vez mais volto a aconselhar a todos os que se interessam pelo género. Talvez um dia também passe por aqui a segunda temporada.

Nota: 4/5

Site da série

Site do episódio no IMDB

2 comentários:

  1. Este episódio é tido por muitos como o melhor episódio da temporada. Eu, confesso, não vi. Mas não resisti aos spoilers online. Ainda só vi o Imprint e o Death Boat dos cineastas japoneses convidados. Tenho de me dedicar com calma a toda a série.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei. Como digo, é o mais cinéfilo da temporada pois o Cinema acaba por ser o tema principal. E vindo de quem vem tem um gosto especial.

    Em relação à série, só acompanhei mesmo esta primeira temporada e gostei bastante. Tirando um ou outro episódio, não desiludiu. Se seguires a etiqueta (ou o link que está no início do texto) encontras o que escrevi sobre os episódios. Este era o que faltava ver. Agora estou com muita vontade de ver a segunda temporada. Se conseguir, será uma vez mais acompanhada por aqui.

    Beijinhos,

    O Projeccionista

    ResponderEliminar