quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tony Curtis (1925-2010)

Esta semana está a ser negra para Hollywood, com uma morte por dia. Começou com Sally Menke, editora responsável pelas montagens dos filmes de Quentin Tarantino. Ontem foi anunciado o falecimento de Arthur Penn, realizador de, entre outros filmes, «Bonnie & Clyde». Hoje chegou a notícia da morte de Tony Curtis, aos 85 anos. Pai da actriz Jamie Lee Curtis, o actor ficou conhecido nos anos 1950 e 1960, com a participação em diversas comédias, com destaque para o clássico «Quanto Mais Quente Melhor», realizado por Billy Wilder e onde contracenou com Marilyn Monroe e Jack Lemmon. Ao longo da sua carreira, iniciada em 1949,participou em filmes de outros grandes autores como Stanley Kubrick («Spartacus»), Anthony Mann («Winchester '73»), Alexander Mackendrick («Mentira Maldita») ou John Huston («As Cinco Caras do Assassino»). Em 1958 foi nomeado para o Óscar para Melhor Actor Principal pelo seu papel em «Os Audaciosos», de Stanley Kramer. Nos últimos anos a sua presença no grande ecrã era mais escassa, tendo as preferências de Curtis passado para a pintura. As causas da morte deste ícone de Hollywood não foram ainda divulgadas.

Nota: como o Sam (Keyzer Soze's Place) recorda nos comentários abaixo, esta semana foi ainda fatal para outro nome de Hollywood que não vem referido no meu post: Gloria Stuart, actriz bastante popular na década de 1930 e que entrou em «Titanic» de James Cameron, papel que lhe valeu uma nomeação para Óscar de Melhor Actriz Secundária.

4 comentários:

  1. Todo este mês de Setembro é para esquecer! Para além dos nomes que referiste, também partiram Claude Chabrol, Kevin McCarthy e Gloria Stuart.

    O meu blog está "perigosamente" mórbido...

    Cumps cinéfilos.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, apenas referi estes três porque foram de seguida. Ainda bem que o mês acaba hoje, senão já começo a temer um genocídio em Hollywood.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
  3. Oi Projeccionista,

    Realmente todas essas mortes nos deixam mais tristes, gosto muito de dois filmes de Arthur Penn; O pequeno Grande Homem e Bonnie & Clyde,tenho em minha deveteca particular,me trazem recordações...
    Tony Curtis era um grande ator, deixa saudades, cresci vendo seus filmes. Mas como disse Sam, é Setembro e nada mais...
    Gostei muito do seu blog e o convido a visitar os meus, seus endereços são: http://dan-obi-wan-vadher-dan.blogspot.com/ e http://dan-poucodetudo.blogspot.com/, venha me visitar e trocar figurinhas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Seja bem-vindo Dan.

    É bem verdade, aos poucos as velhas estrelas de Hollywood vão-se perdendo. Felizmente que o cinema não morre.
    Já dei uma olhadelha pelos seus blogues e também gostei, vou passar a ser leitor.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar