segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carancho - Abutres, de Pablo Trapero (2010)

Na América Latina a Argentina tem-nos trazido alguns bons cineastas ao longo dos últimos anos. Pablo Trapero é um dos nomes que tem dado nas vistas e o reconhecimento é merecido. Com «Carancho - Abutres», o seu mais recente filme, entramos numa realidade bastante crua que nos dá voltas e mais voltas ao estômago. Esta é uma história de amor improvável entre Luján (Martina Gusman), uma jovem médica em início de carreira, e Sosa (Ricardo Darín), um advogado especializado em extorquir dinheiro às seguradoras das vítimas de acidentes de viação, sendo que grande parte da indemnização vai parar aos cofres da empresa com quem trabalha e não aos bolsos das famílias das vítimas.

É no meio deste universo de trapaças e artimanhas que se movem as duas personagens principais, fartas daquele mundo e sempre à espera de uma oportunidade de escaparem de algo que não aguentam mais, com duas interpretações muito boas. Se Ricardo Darín já provou que é um grande actor, Martina Gusman foi uma revelação, pois não tendo o mesmo currículo do seu companheiro, consegue estar à altura. E ambos estão acompanhados de excelentes secundários.

A história, que nos mostra uma realidade pouco conhecida e bastante dura, também está bem conseguida e Pablo Trapero, ao recorrer muitas vezes à câmara na mão, consegue levar-nos para dentro deste 'inferno' de forma bastante eficaz. Pena o final ser um pouco previsível e algumas falhas na caracterização (por vezes as personagens estão feridas e nas cenas seguintes isso já não acontece, o que é um problema quando esses ferimentos são na cara e se vêem à distância), pois este é poderia ser um filme melhor vindo da Argentina, que nos tem dado a conhecer nomes como Lisandro Alonso ou Lucrecia Martel. O que tem sido feito no país das pampas merece maior visibilidade.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

2 comentários:

  1. Obrigada pelo saltinho no Cinema's Challenge :).
    Relativamente a este filme, estou a pensar vê-lo, pouca publicidade teve, mas gostei do trailer e despertou-me a atenção. Pelo tua avaliação, ainda tenho mais um motivo para o fazer então.

    Cumprimentos,
    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Não tens nada que agradecer. Vou lá às vezes, só que é raro comentar. E como sei que preferes que o pessoal comente lá do que no Facebook, aproveitei. Se o poderes ver aproveita. Infelizmente acho que só estreou em Lisboa.

    ResponderEliminar