sábado, 2 de julho de 2011

X-Men, de Bryan Singer (2000)

Se nos dias que correm estão a estrear inúmeros filmes baseados em super-heróis de banda desenhada, «X-Men» de Bryan Singer pode ser considerado um dos responsáveis, pois foi dos primeiros a explorar o filão com algum sucesso. Realizado no mesmo ano em que surge também o «Homem Aranha» de Sam Raimi, outro dos filmes que alavancou este género, o primeiro filme de «X-Men» acompanha a chegada de Wolverine (Hugh Jackman) e Rogue (Anna Paquin) à escola de mutantes do Professor Xavier (Patrick Stewart). A dupla chega num momento em que o arqui-rival de Xavier, o vilão Magneto (Ian McKellen), se prepara para declarar guerra à Humanidade.

Mesmo não sendo grande fã do género, como já por aqui referi, acho que o filme está muito bem conseguido e merece todos os créditos que teve há 11 anos quando foi considerado uma lufada de ar fresco nos filmes baseados em super-heróis de banda desenhada. A história está bem construída, pois quem apanha esta questão dos mutantes vs. humanos a meio, sem conhecer a BD, não fica à toa, tem boas personagens, tanto de um lado como do outro das facções rivais, e é um bom filme de entretenimento que conseguiu envelhecer bem. Mesmo os efeitos especiais continuam bons. Uma vez mais fiquei maravilhado com o trabalho feito com a personagem de Mystique (Rebecca Romijn-Stamos).

Por fim, no campo das interpretações, o grande destaque vai para os veteranos Stewart e McKellen, que além de estarem muito bem dão um outro ar a uma fita que se diria para um público mais novo. Pelo contrário Hugh Jackman, que parece tal e qual o mítico Wolverine, uma das personagens preferidas dos fãs da série, parece algo inseguro em algumas cenas. Talvez se deva ao facto de o seu Wolverine ser uma das suas primeiras grandes personagens. Hoje em dia, 11 anos após a estreia de «X-Men», é curioso ver a evolução do actor australiano, bem melhor do que na altura.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

4 comentários:

  1. Ótimo filme de Bryan Singer, com bom roteiro e narrativa eficiente. Só peca nas cenas de ação sem graça e em uma ou outra atuação fraca.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Concordo, penso que essa é a parte que está mais fraca. Mas dentro do género está bem acima do que se costuma ver.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Um dos filmes que impulsionou este novo grande movimento de adaptações.

    Acho que está muito bem conseguido, tem excelentes tiradas de humor que foram das minhas partes predilectas.

    Depois na sequela viu-se o que Singer consegue fazer com mais dinheiro. outro filme bestial. Pena o 3 e o dedicado a wolverine serem tão fracos.

    Vá lá este novo voltou à glória passada

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Gostei mais de o ver agora do que quando estreou. Acho que envelheceu bem. Os restantes filmes dessa primeira trilogia não os vi, mas conto vê-los quando conseguir, pois agora fiquei curioso. O novo também ainda não consegui ver, mas quero ver se consigo apanhá-lo ainda.

    Abraço

    ResponderEliminar