sábado, 22 de janeiro de 2011

Com quem gostaria de beber um copo: Marlon Brando ou James Dean?

Para tomar um copo hoje temos mais dois actores convidados: Marlon Brando e James Dean, ambos nomes sonantes que surgiram dos anos 1950.

De um lado Marlon Brando, um dos maiores actores de sempre, que interpretou papéis como Don Corleone («O Padrinho», de Francis Ford Coppola), Marco António («Júlio César», de Joseph L. Mankiewicz), Stanley Kowalski («Um Eléctrico Chamado Desejo», de Elia Kazan) ou Coronel Kurtz («Apocalipse Now», de Francis Ford Coppola), entre muitos outros dignos de nota. Conhecido pela sua entrega na interpretação, Brando nunca foi uma figura livre de polémica ao longo da sua carreira que se prolongou até 2001. Tal como muitos outros mitos de Hollywood, o que não deixou de o colocar entre os melhores de sempre.

Do outro temos James Dean, uma das grandes lendas do Cinema norte-americano. Não só devido às suas interpretações (apenas três papéis principais - «A Leste do Paraíso», de Elia Kazan, «Fúria de Viver», de Nicholas Ray, e «O Gigante», de George Steven), mas devido à sua trágica morte aos 24 anos, vítima de acidente de automóvel, uma das suas paixões. Este incidente levou o jovem actor a receber o estatuto de mito que tinha tudo para ter uma carreira brilhante no mundo do Cinema.

Apresentações feitas, chega o momento da verdade. Com qual destes dois cavalheiros gostariam de tomar um copo? E porquê? E já agora, que copo acham que os senhores gostariam de beber.

A minha resposta é: mais uma complicada de escolher. Mas como nem todos os dias temos hipótese de conviver com um mito (nem que seja no campo das possibilidades), escolho James Dean. Convidava-o para beber uma imperial e perguntava-lhe qual o papel que mais gostou de interpretar na sua curta carreira.

6 comentários:

  1. Sem qualquer dúvida: o James Dean. É um dos meus actores favoritos de sempre e só participou em uma mão cheia de filmes. Incrível.

    Claro que eu sou um frenético admirador do Marlon Brando, mas acho que havia tanto mais a perguntar ao James Dean.

    Perguntava-lhe que tipo de carreira esperava ter em Hollywood, não tivesse ele morrido.

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Sim. É difícil escolher entre estes dois 'monstros'. Mas o Brando, mesmo tendo muitos filmes maus, conseguiu deixar grandes interpretações. O Dean tinha um enorme potencial, por isso também o escolhia para ter uma conversa. Foi pena o seu desaparecimento.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Apesar de gostar de Marlon Brando, escolheria James Dean, até porque beber algo com ele seria mais...divertido! rs

    ResponderEliminar
  4. Eu convidava o Marlon Brando a tomar um whisky e perguntava o que o levou a querer participar num filme como a Ilha do Dr. Moreau ?

    Abç

    ResponderEliminar
  5. Gostei do blog. Parabéns!

    Apareça na minha revista brasileira de cinema:

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Boa questão, André. Esse é um dos exemplos dos vários filmes muito maus em que o Brando entrou. Um dos que tinha pensado quando escrevi o post foi o Don Juan de Marco.

    Obrigado, António. Vou dar uma vista de olhos à sua revista.

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar