domingo, 10 de janeiro de 2010

A Estrada, de John Hillcoat (2009)

«A Estrada» é bem capaz de ser um dos filmes mais negros e sombrios deste ano, tal como já acontecia no livro em que se baseia. Não tive oportunidade de ler a obra original de Cormac McCarthy, mas pelo que já me contaram a história é realmente sombria. O que não me estranha pela experiência que tenho de outros livros do mesmo autor.

Mas literatura à parte, «A Estrada» de John Hillcoat é um filme que não nos deixa confortáveis na cadeira do cinema. É a história de um homem e um rapaz, pai (Viggo Mortensen) e filho (Kodi Smit-McPhee), que atravessam os EUA em fuga não se sabe de quê. Apenas vamos sabendo alguma coisa através das histórias que o pai conta ao rapaz, de algumas (poucas) personagens com quem o par se cruza ou através dos sonhos do pai, que remetem para o passado da família, quando ainda a mãe do miúdo (Charlize Theron) ainda é viva.

Pouco mais adianta saber para se entrar na estrada que os dois percorrem, sempre para sul, onde estará a salvação. Com uma história original muito forte, John Hillcoat só tinha de seguir o livro das regras e consegue-o pois tal como já referi, quem entra nesta estrada com o pai e o filho arrisca-se a entrar num mundo muito cinzento. E o rasto de destruição que desfez os EUA está bastante bem conseguido graças à maravilhosa fotografia de Javier Aguirresarobe, que tanto nos apresenta o presente da acção em tons mais escuros, como nos mostra o passado da família em tons mais iluminados, mesmo nos tempos mais difíceis.

Outro dos pontos fortes deste «A Estrada» é o desempenho dos dois actores que formam o pai e o filho. Kodi Smit-McPhee está à altura num papel bastante difícil, pois tem de representar uma relação muito forte num ambiente hostil. E Viggo Mortensen puxa dos galões e prova uma vez mais o excelente actor que é. É possível que consiga arrancar uma nomeação para os Óscares.

O que também está muito bom é a banda sonora, a cargo de dois grandes nomes: Nick Cave, que já tinha escrito o argumento do filme anterior de Hillcoat, e Warren Ellis, um compincha de longa data do cantor australiano.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

2 comentários:

  1. Vi ontem e confirma-se como uma obra fantástica. O elenco está fenomenal, especialmente Mortensen. A nomeação é praticamente obrigatória.
    A banda-sonora de Cave e Ellis é fantástica, tal como a fotografia.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Mortensen está cada vez melhor. Sempre foi um daqueles actores que nunca teve muitas oportunidades, mas sempre esteve lá e notava-se a sua presença como secundário. Abençoada a hora em que Peter Jackson se lembrou dele para o Senhor dos Anéis.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar