domingo, 11 de setembro de 2011

MOTELx: Burke and Hare, de John Landis (2010)

Se John Carpenter esteve 10 anos sem realizar, um outro John, de seu apelido Landis e também com alguns bons momentos cinematográficos realizados na década de 1980, também esteve uma boa temporada afastado da cadeira de realizador. Pelo menos para cinema, pois tal como Carpenter, também Landis filmou dois episódios para a série «Masters of Horror». Além destas duas aventuras John Landis esteve entretido com outros projectos para TV e um documentário. O seu regresso ocorreu no ano passado com a comédia negra «Burke and Hare», um dos últimos filmes a ser projectado na edição deste ano do MOTELx.

Protagonizado por William Burke (Simon Pegg) e William Hare (Andy Serkis, que desta vez interpreta uma personagem de carne e osso), o filme aborda um episódio real ocorrido na Escócia do século XIX, quando esta dupla de fura vidas descobre que consegue ganhar dinheiro a vender cadáveres para os docentes da Universidade de Medicina de Edimburgo dissecarem nas suas aulas. Os problemas começam a surgir quando as mortes naturais escasseiam na cidade escocesa e Burke e Hare têm de arranjar um 'produto' que é cada vez mais procurado.

Através de um humor negro, bastante ao estilo britânico, John Landis conta as desventuras destes pobres diabos à medida que o negócio prospera até que as autoridades começam a desconfiar. A premissa para «Burke and Hare» e o elenco reunido, muitos deles conhecidos de quem está habituado a produções britânicas para TV e mesmo para Cinema, mereciam melhor resultado. O filme consegue arrancar algumas boas gargalhadas e está exagerado q.b. para que tal aconteça, mas a forma como Landis conta esta história peca pela falta de fluidez, tornando o filme quase um amontoado de cenas mal ligadas ou ligadas um pouco à pressa. Ao contrário de Carpenter, este era também um regresso aguardado, mas o resultado final acaba por desiludir.

Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

2 comentários:

  1. John Landis tem trabalhos clássicos na comédia até a metade dos anos oitenta. Já seus filmes posteriores pouca coisa se salva.

    Este trabalho recente eu ainda assisti.

    Abra~p

    ResponderEliminar
  2. Sim. Este filme até é engraçado, mas falta qualquer coisa para nos prender. O Landis é mais um daqueles realizadores bons numa época mas que depois não conseguem continuar ao mesmo nível.

    Abraço

    ResponderEliminar