sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Filhos de um Deus Menor, de Randa Haines (1986)

Com «Filhos de um Deus Menor» Randa Haines saiu da televisão para se estrear na realização para cinema. No currículo tinha já participações em sérios como «Alfred Hitchcok Apresenta» ou «A Balada de Hill Street». E a julgar pela recepção da crítica, não foi uma uma má estreia, pois o filme recebeu quatro nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Actriz Principal, tendo este último sido ganho por outra estreante, Marlee Matlin.

«Filhos de um Deus Menor» é um drama sobre a relação amorosa entre um professor de surdos (William Hurt) que chega a um novo colégio e uma ex-aluna (Marlee Matlin) da instituição, que em tempos foi a melhor aluna, que lá trabalha como empregada de limpeza. Com uma realização bastante sóbria, sem grandes rasgos, o filme não arrisca demasiado e apenas se destacam as interpretações do casal. De realçar que a actriz é mesmo surda e o papel de William Hurt consiste em falar pelos dois, o que na minha opinião não resulta muito bem, mas era a única solução.

Outro dos pontos fortes do filme é a forma como ambos lutam com os seus problemas de adaptação. O professor através dos seus métodos de ensino que não se enquadram nos padrões da escola, que envolvem música, mas que acabam por dar bons resultados e a jovem que quando sai do colégio para viver com o seu amante tem de derrubar diversas barreiras. No fundo «Filhos de um Deus Menor» é uma história de amor sobre dois inadaptados que lutam contra tudo para vingarem. E como qualquer história de amor que saia de Hollywood, esta tem um final feliz.



Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

1 comentário:

  1. Caro A Última Sessão,

    Os Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que pretende nomear o melhor que se fez em publicidade de Cinema no ano de 2009, estão de regresso ao Keyzer Soze’s Place.

    Assim, convido o autor deste blog a expressar a sua opinião em http://sozekeyser.blogspot.com/2010/01/oscares-de-marketing-cinematografico-2.html.

    Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na sua disponibilidade para participar nesta iniciativa.

    Cumprimentos cinéfilos!

    ResponderEliminar