sábado, 13 de novembro de 2010

Inside Job - A Verdade da Crise, de Charles Ferguson (2010)

Se não soubesse que estava a ver um documentário quando entrei na sessão de «Inside Job - A Verdade da Crise», durante o visionamento comecei a pensar se não seria antes um filme de terror. Depois de se estrear com um documentário sobre a guerra no Iraque no segundo documentário o realizador norte-americano Charles Ferguson volta a abordar uma questão dos tempos actuais: a crise dos mercados que rebentou em 2008 e que ainda hoje não se sabe bem qual a sua dimensão ou o que pode ainda acontecer. Basta pensarmos no que se está a passar todos os dias com Portugal e outros países europeus que os mercados apelidam, curiosamente, de PIGS (Portugal, Itália, Grécia e Espanha).

Sem recorrer à ironia guerrilheira de Michael Moore, que também assinou no ano passado uma história de amor ao capitalismo onde foca este tema, Charles Ferguson consegue explicar como é que os mercados chegaram ao ponto em que chegaram, devido à falta de regulamentação, que permitiu criar formas de as instituições financeiras lucrarem com produtos que sabiam que iam prejudicar as pessoas que lhes confiavam as suas poupanças. E o mais chocante é que a maioria dos envolvidos saiu impune e conseguiu ganhar milhões com os esquemas. Os exemplos são muitos e para piorar alguns continuam a ocupar cargos de responsabilidade em áreas que não deveriam.

Um dos grandes trunfos deste «Inside Job - A Verdade da Crise» é que conseguiu entrevistar alguns dos envolvidos e pessoas que apresentaram sinais a quem de direito para o que aí vinha, mas ao que tudo indica ninguém tinha interesse em ouvi-los. Mas compreende-se porque foram poucos os responsáveis que aceitaram falar, pois os que aparecem por vezes não sabiam o que responder ou afastavam-se da questão. Houve até um que às tantas diz ao realizador que o seu tempo está a terminar.

«Inside Job - A Verdade da Crise» foi feito como um alerta para explicar como é que tudo isto aconteceu e é um bom filme para que as pessoas conheçam melhor uma questão tão complexa. Nota-se uma certa tendência do realizador para apontar o dedo aos 'maus', se assim se pode dizer, mas Charles Ferguson não deixa de referir que pouco mudou com a chegada de Obama à Casa Branca, pois na sua equipa económica continuam pessoas que estiveram ligadas a instituições envolvidas nos problemas. Nem os republicanos nem os democratas esca

Mesmo quem não percebe muito de mercados financeiros, como é o meu caso, consegue ficar com uma pequena ideia sobre o que se passou. Ficam várias questões no ar, sobretudo como é que todos os envolvidos escaparam impunes e praticamente voltaram ao ponto de partida. Se calhar quando surgir a próxima crise vamos estar aqui a analisar um outro documentário.

Uma pequena nota. Optei por ir ver este filme para evitar uma sessão tão cheia, como é normal ao fim-de-semana. Mas fiquei surpreendido por estar numa sala bem composta o que pode significar duas coisas: ou temos público para ver bons documentário no cinema, sem ser em festivais, ou as pessoas gostam de saber mais sobre temas que nos dizem respeito. Independentemente da razão, se calhar apenas chegou às salas porque foi narrado por Matt Damon, dou os parabéns a quem se lembrou de distribuir «Inside Job - A Verdade da Crise».

Nota: 4/5 (Para quem se interessar sobre esta questão, recomendo também um excelente documentário, que passou na edição de 2009 do Indie Lisboa onde conquistou o prémio do público: «Encirclement», do canadiano Richard Brouillette. É um filme um pouco mais complexo, mas é uma excelente fonte sobre estes temas)

Site oficial do filme

6 comentários:

  1. O que mais preocupa não é que a crise tenha rebentado. Era lógico que teria de acontecer. O que preocupa é não ver sinais de que tenhamos aprendido a lição. Mas talvez, para os srs da grande finança, tudo não passe de um imenso jogo ou brincadeira.

    ResponderEliminar
  2. Foi exactamente essa a imagem com que fiquei depois de ver este documentário. É demasiado assustador para acreditar, mas infelizmente é verdade. Aconselho vivamente este filme para tentar compreender esta situação.

    ResponderEliminar
  3. Ja agora, outra referencia a nao perder, o execelente documentario Let's make money.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado. Fica registada a dica. Vou ver se encontro, pois este é um tema que me tem vindo a interessar cada vez mais.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com você: há um crescente interesse geral por essas questões fulcrais. Excelente texto.
    Cheguei a por meio de um post publicado em nosso blog, arquivos críticos, por Sebastião Ricardo. Nele, o Tião, que é economista, esclarece vários tópicos que leigos como eu têm dificuldade de entender: http://arquivoscriticos.blogspot.com/2012/01/orgia-do-capital.html

    ResponderEliminar
  6. Obrigado. São temas bastante actuais e é normal as pessoas terem interesse neles. Já vi este filme há bastante tempo e lembro-me de que uma das coisas que mais me marcou foi o facto de o realizador ter conseguido explicar bastante bem a embrulhada em que nos deixaram. Não conhecia o vosso blogue, vou dar uma olhada e volte sempre.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar