domingo, 7 de novembro de 2010

Voltar, de Pedro Almodóvar (2006)

O cinema de Pedro Almodóvar nunca fez parte das minhas preferências, pois o realizador espanhol tem filmes que gostei bastante e outros que não gostei nada. Não há meio termo. «Voltar» entra na primeira categoria e prova que Almodóvar quando quer é um óptimo contador de histórias. Neste filme, o penúltimo da sua carreira, acompanhamos o regresso do fantasma de Irene (Carmen Maura), mãe de Raimunda (Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas), para resolver alguns assuntos do passado que ficaram por esclarecer, envolvendo a primeira.

É um filme de e sobre mulheres, se formos a ver bem as únicas personagens masculinas do filme ou participam pouco ou estão ausentes, como é o caso do pai das duas irmãs, e as suas relações entre si e com o passado. Ou seja, é um universo bem conhecido na obra de Almodóvar. Ao mesmo tempo «Voltar» acaba por ser um retrato do Interior, com as suas superstições e a maneira das populações da aldeia conviverem. Talvez aqui se note um pouco uma pequena crítica a este tipo de comunidades, de onde o próprio realizador é originário.

O elenco, que reúne diversas actrizes que participaram em várias obras de Almodóvar, consegue estar à altura da história, que não é nada do outro mundo, mas acaba por ser um belo drama, com uns pozinhos de comédia que resultam da forma como as personagens reagem a situações que vão surgindo, nem sempre fáceis de lidar. Não é de estranhar que no Festival de Cannes de 2006 o prémio de Melhor Actriz tenha ido para este colectivo.

Nota: 5/5

Site oficial do filme

2 comentários: