segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jovem e Inocente, de Alfred Hitchcock (1937)

«Jovem e Inocente» foi o penúltimo filme de Alfred Hitchcock feito no Reino Unido e já nessa altura o realizador mostrava azo de vir a ser um dos mestres do suspense. Este filme, de 1937, não foge à regra ao contar a história de Robert Tisdall (Derrick De Marney), um homem que se vê acusado do homicídio de uma célebre actriz, que apenas vemos no início do filme: quando tem uma discussão com o seu marido e mais tarde numa excelente sequência onde Hitchcock nos baralha com um braço que parece pertencer a um banhista a nadar, até que acabamos por nos aperceber que o braço pertence ao cadáver da actriz a dar à costa.

Uma pequena confusão provocada por duas jovens que acusam Robert de ter fugido do local do crime, quando apenas pretendia alertar as autoridades, faz avançar uma trama bem conhecida dos fãs dos filmes de Hitchcock: a fuga de um inocente enquanto tenta provar a sua inocência com a ajuda de uma companheira. Neste caso trata-se da filha de um dos chefes da polícia que está no encalço de Robert, o que acaba por causar problemas a todos. E, uma vez mais, o que acaba por interessar a Hitchcock é a relação entre o par e não necessariamente o assassinato da actriz, que facilmente sabemos quem foi.

Dois grandes momentos de «Jovem e Inocente» dão também mostras do gosto que Hitchcock tinha em deixar a audiência em suspense: a cena da mina, quando Erica (Nova Pilbeam), a amada de Robert, está prestes a cair nas profundezas, e todo o final do filme, quando encontramos o assassino e o seu tique que acaba por ser a marca que nos ajuda a identificá-lo. A forma como esta sequência está feita mostra toda a genialidade do mestre Hitchcock.

Para os curiosos, o filme pode ser visto no YouTube, o link está aí em baixo.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

8 comentários:

  1. É daqueles realizadores que não engana ninguém e aqui podemos ver já muito do que iria explorar mais tarde nos EUA.

    Cumprimentos e bem-vinda

    ResponderEliminar
  2. Este não conhecia... Pergunta difícil: Qual é a tua obra favorita do realizador?

    ResponderEliminar
  3. Fica a oportunidade para conheceres. Difícil e de que maneira, pois quantos mais filmes vejo dele mais difícil é responder. Mas se tivesse mesmo de escolher um seria o Psico. Já agora, qual é o teu favorito dele?

    ResponderEliminar
  4. O meu favorito é "Os passáros". Conseguir tornar uns passarocos assustadores não é para qualquer um. Também gosto do "Desconhecido no norte-expresso. A cena da sedução e morte da senhora Haynes é deliciosa. Já tinha visto alguns filmes do Hitchcock como o "Rebeca" mas fiquei definitivamente fã depois de um "5 noites, 5 filmes" especial do Hitchcock há uma boa dezena de anos na RTP2 ou seria ainda TV2?

    ResponderEliminar
  5. O «Pássaros» tenho de o rever, confesso que quando o vi não achei grande piada. Mas como há muita gente que gosta tenho de lhe dar uma segunda chance.

    O «Desconhecido...» gosto bastante, vi-o há pouco tempo e também adorei. O «Rebeca» ainda me falta ver. Ele tem muita coisa boa, é um daqueles realizadores que não cansa.

    Grandes tempos do «Cinco Noites...», infelizmente na altura passou-me muita coisa ao lado. Acho que sempre foi RTP 2.

    ResponderEliminar
  6. É uma pena que literalmente chegamos a ultima sessão

    ResponderEliminar
  7. Pois, mas infelizmente chegou mesmo essa hora de encerrar este espaço. Talvez em breve surja um novo, para partilhar a minha paixão pelo Cinema. Obrigado pelos comentários

    ResponderEliminar