segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Animação de volta a Espinho

O mundo da animação reúne-se em Espinho, para 33ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, que tem hoje início. De acordo com a organização a edição deste ano foi a mais concorrida de sempre, com um total de 787 filmes inscritos, provenientes de 47 países.

Até ao próximo domingo os adeptos do cinema de animação vão poder assistir a 260 obras. Considerado um dos grandes eventos mundiais do cinema animado, os vencedores têm a oportunidade de ser pré-seleccionados para o Cartoon D'Or, o principal prémio mundial neste segmento.

A representar Portugal vão estar cinco filmes, todos na competição oficial: 28, de José Xavier; Café, de João Fazenda e Alex Gozblau; Pássaros, de Filipe Abranches; O Acidente, de André Marques e Carlos Silva, e Passeio de Domingo, de José Miguel Ribeiro. Esta curta tive oportunidade de ver durante a última edição do IndieLisboa e é mais uma prova que o realizador de A Suspeita, um dos filmes de animação portugueses mais premiados de sempre, continua em boa forma.

O início do Cinanima 2009 teve lugar hoje com uma sessão onde foram projectados as fitas premiadas da edição 2008. A partir de amanhã começam as sessões competitivas.

Além da projecção de filmes, destaque ainda para a realização de eventos paralelos, como workshops e exposições.

Mais informações no site oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário