sábado, 14 de novembro de 2009

O Mistério da Casa de Bambu, de Samuel Fuller (1955)

Filmado em Cinemascope por Samuel Fuller, um dos muitos nomes de culto da Sétima Arte, «O Mistério da Casa de Bambu» é um policial passado em Tóquio. É na capital japonesa que um misterioso gangue é procurado pelas autoridades locais e norte-americanas, por supostamente estar envolvido no assalto a um comboio de armamento que era guardado por forças de segurança de ambos os países.

Para resolver este caso, os investigadores resolvem pegar na única pista que têm e colocar um homem infiltrado no seio do grupo de criminosos, que parece controlar Tóquio. E o ambiente de Tóquio dos anos 50 dá um excelente cenário para este policial, que tem três ou quatro cenas de assalto (já contando com a primeira) bastante bem conseguidas.

Já para não falar do duelo final, passado num parque de diversões no telhado de um prédio, que por certo estará entre as melhores da obra de Fuller. Não só nesta cena, mas em todo o filme, a câmara do realizador 'porta-se' muito bem, com planos muito bem conseguidos, na sua maioria picados. Destaque ainda para a interpretação de dois Roberts: Stack no papel do infiltrado e Ryan no papel de líder do gangue.

Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário