sábado, 12 de março de 2011

As Múmias do Faraó: As Aventuras de Adèle Blanc-Sec, de Luc Besson (2010)

Uma bela surpresa este «As Múmias do Faraó: As Aventuras de Adèle Blanc-Sec». Realizado por Luc Besson, cineasta que pensava que já se tinha retirado destas andanças, o filme baseia-se numa banda desenhada franco-belga protagonizada por Adèle Blanc-Sec, uma jornalista do princípio do século XX que bem podia passar por uma Indiana Jones de saias. Nesta aventura a heroína tenta salvar a irmã, que sofreu um insólito acidente durante uma partida de ténis, recorrendo aos poderes de um cientista que consegue ressuscitar os mortos.

E esta missão leva-a ao Antigo Egipto onde vai buscar uma múmia que a poderá ajudar a salvar a irmã. O problema é que enquanto Adèle (Louise Bourgoin) se ausentou o cientista Marie-Joseph Esperandieu (Jacky Nercessian) treinou os seus poderes com um pterodáctilo, que por sua vez começou a semear o terror pelas ruas de Paris. Não sendo um daqueles filmes extraordinários, «As Múmias do Faraó: As Aventuras de Adèle Blanc-Sec» é um filme de aventuras bem simpático, que se vê de uma assentada e sem nos deixar desiludidos. Os efeitos especiais estão muito bons, pois foram utilizados meios digitais e na animação do pterodáctilo parece que foi utilizado mesmo um boneco, o que nos faz lembrar certas técnicas utilizadas nos anos 1980 nos filmes de monstros.

«As Múmias do Faraó: As Aventuras de Adèle Blanc-Sec» acaba por ser puro entretenimento, tal como os filmes de Indiana Jones o eram quando recuperaram os filmes de aventuras mais clássicos. E os pontos de contacto entre Adèle e o personagem criado por George Lucas e Steven Spielberg são vários. Desde a procura por relíquias antigas, neste caso é a múmia, às bocas que a heroína vai mandando ao longo do filme, passando pelo vilão Dieuleveut, protagonizado por um irreconhecível Mathieu Amalric. E o final é de tal forma ambíguo que não sabemos se vai continuar ou não. Mas depois desta aventura, esperemos que a heroína venha a ser resgatada no futuro.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

2 comentários:

  1. Boa! Isso é uma excelente notícia, obrigado. É que gostei mesmo do filme e até estava com um bocado de medo de o ver depois de ter visto o trailer. De facto o fim deixa mesmo aquela sensação de que vai continuar, mas como já todos sabemos o que acontece com o...(bem, é melhor não estragar a surpresa a quem não viu) nunca se sabe.

    ResponderEliminar