domingo, 27 de março de 2011

Homens de Negócios, de John Wells (2010)

Um filme com o Ben Affleck no elenco gera sempre algum receio, pois não é dos melhores actores destes tempos. Se acrescentarmos Kevin Costner, muitos cinéfilos ficarão de pé atrás. Felizmente não é isso que acontece com «Homens de Negócios», a estreia de John Wells no grande ecrã. Não sendo um grande filme, acaba por se ver bem e trata um tema bastante actual: o desemprego e a crise. O argumento centra-se em três funcionários da GTX, uma grande empresa do ramo da construção naval que está a atravessar um período conturbado e quem sofre na pele são os milhares de desempregados que deixa como rasto.

Dentro deste grupo de desempregados há três que fazem a história de «Homens de Negócios», cada um com o seu papel no filme: Bobby Walker (Ben Affleck), um responsável de vendas perto dos 40 anos que fica sem emprego e sem a vida de luxo que tinha quando perde o emprego de repente, Phil Woodward (Chris Cooper), um dos funcionários mais antigos da GTX, que está prestes a fazer 60 anos e subiu a pulso até obter um certo estatuto e é também despedido, e Gene McClary (Tommy Lee Jones), um dos melhores amigos do CEO da empresa que começa a discordar deste e segue o mesmo caminho dos outros dois.

O drama destes homens serve para retratar um cenário que infelizmente se passa um pouco por todo o lado. As empresas pensam cada vez mais nos lucros e menos nas pessoas que as fazem crescer. Os exemplos que são dados pelas várias personagens ao longo do filme são de arrepiar. E cada um à sua maneira, os três personagens espelham realidades diferentes e a forma como se pode ou não ultrapassar as dificuldades de uma fase muito complicada. Há quem aguente e há quem não aguente. A personagem de Ben Affleck acaba por ser a mais completa, pois é a que tem de partir de baixo para recuperar uma vida perdida. A forma como ele tenta manter as aparências mostra como é difícil passar de bestial a besta. Mesmo apesar das limitações que o actor tem, desta vez conseguiu ter um bom desempenho, tal como Chris Cooper. Já Tommy Lee Jones, poderia estar melhor.

Nota: 3/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário