terça-feira, 8 de março de 2011

Biblioteca Cinematográfica: Gomorra, de Roberto Saviano

O livro: Em 2006 a publicação deste livro traçou o destino do seu autor. O jornalista italiano Roberto Saviano, nascido e criado em Nápoles, resolveu passar para o papel o resultado de uma investigação aos meandros da máfia, nomeadamente da família da Camorra. É um retrato arrepiante de uma realidade que existe na Europa e é praticamente desconhecida. Ou pelo menos do grande público, pois trata-se de um universo com regras próprias onde não há praticamente lei que consiga governar, a não ser a lei dos clãs. A descrição da economia paralela das famílias que vivem do crime é uma das imagens mais marcantes desta obra, que fez com que Saviano nunca mais pudesse viver em paz, pois tem actualmente a cabeça a prémio. Tudo porque as personagens não têm nomes fictícios, mas os nomes dos verdadeiros membros da Máfia local. Roberto Saviano conta inúmeros episódios, cada um mais forte do que o outro, o que representa um dos melhores retratos feitos até à data sobre os meandros da sociedade napolitana, onde o crime faz parte do dia-a-dia de quase todos.

O filme: A adaptação ao Cinema de «Gomorra» dá-se em 2008 e foi filmada pelo também italiano Matteo Garrone. Tal como o livro, o filme é bastante forte e tem uma estética que nos leva às ruas de Nápoles para conhecermos algumas das personagens do livro. Mas como o livro tem demasiados episódios e personagens, esta versão foca-se sobretudo em cinco histórias, cada uma ligada, de uma forma ou outra à máfia: Don Ciro, um distribuidor de dinheiro aos membros presos de uma determinada família que tem de denunciá-los a outro clã quando é apanhado numa emboscada; Totò, um miúdo de 13 anos que começa a iniciar o seu percurso numa das famílias; Roberto, um licenciado que toma trabalha numa das lixeiras ilegais da região; Pasquale, um costureiro ligado a uma família que à noite ensina costureiros chineses a fazerem imitações de vestidos de alta costura, como os que são falsificados pela Máfia local; e Marco e Ciro, dois adolescentes que querem ser gangsters por conta própria mas acabam por ser 'afastados' pelos líderes mafiosos.

Cada uma destas histórias foca uma realidade distinta e bastante diferente dos ambientes glamorousos que alguns filmes sobre a máfia transmitem. «Gomorra» nada tem de glamour pois é um filme bastante realista. O trabalho de Matteo Garrone foi recompensado com inúmeros prémios, incluindo a Palma de Ouro de Cannes, Melhor Filme Europeu nos European Film Awards e ainda uma nomeação para os Globos de Ouro na Categoria para Melhor Filme Estrangeiro.





Sem comentários:

Enviar um comentário