sábado, 26 de março de 2011

Sorrisos de uma Noite de Verão, de Ingmar Bergman (1955)

Mais um interessante retrato das relações humanos é o que nos apresenta Ingmar Bergman em «Sorrisos de uma Noite de Verão». O filme relata a história de várias pessoas e as suas paixões umas pelas outras. Vou tentar simplificar: o advogado viúvo Fredrik (Gunnar Björnstrand) é casado em segundas núpcias com a jovem Anne (Ulla Jacobsson), com quem sabemos posteriormente o casamento não foi consumado. Quando conhecemos o casal, o advogado prepara-se para levar a esposa ao teatro, para ver uma peça onde participa a sua antiga amante Desiree Armfeldt (Eva Dahlbeck), que já não vê há alguns anos. Ao mesmo tempo chegou o seu filho Henrik (Björn Bjelfvenstam), um jovem com algumas dúvidas entre seguir carreira na Igreja ou deixar-se levar pelas suas paixões: primeiro pela empregada do pai, Petra (Harriet Andersson), depois pela madrasta. Entretanto, quando Fredrik se vai encontrar com Desiree descobre que esta tem um amante, o conde Carl Magnus Malcolm (Jarl Kulle), que por sua vez é casado com uma amiga de Anne. O desenlace vai ter lugar num fim-de-semana organizado pela mãe de Desiree na sua mansão, onde todas as paixões recalcadas se descobrem e cada um tem o destino que merece.

(spoiler) Curiosamente o resultado final acaba por representar um grande volte-face para todos: quem estava bem no início acaba mal, e quem estavam mal quando o filme começa acaba bem. «Sorrisos de uma Noite de Verão» é mais um daqueles bons filmes de Bergman, por vezes com um tom cómico, que nos faz pensar sobre as dúvidas perante tudo o que está à nossa volta. E os temas abordados dois grandes temas: o Amor, representado nos vários casais em cena, cada um com as suas especificidades, e a Religião, tema bem caro à obra do cineasta sueco, bem expressa na relação entre Fredrik e o filho.

Mas as grandes personagens acabam por ser duas secundárias: Petra e o criado da mãe de Desiree, que também acabam por ser levados pela paixão, que funcionam como uma espécie de consciência de todas as outras personagens.

Nota: 5/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário