quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cela 211, de Daniel Monzón (2009)

Vindo de Espanha, «Cela 211» é um filme sobre prisões que aborda muito mais do que a simples vida atrás das grades. Na sua quarta longa metragem como realizador Daniel Monzón leva-nos a uma prisão onde está prestes a iniciar um motim liderado por Malamadre, um grande vilão, daqueles maus como as cobras e que ficará como um dos grandes personagens do ano, interpretado por Luis Tosar. Ao mesmo tempo a narrativa apanha pelo meio Juan Oliver (o estreante Alberto Ammann), um novo guarda prisional que resolve visitar o seu posto de trabalho na véspera de entrar ao serviço e acaba por ficar do lado errado da prisão.

O que vamos assistindo é a infiltração de Juan Oliver no meio dos presos, onde se faz passar por um deles para não sofrer as consequências de ser uma presa fácil, e a sua evolução que resulta do desespero das notícias que lhe vão chegando. E o que inicialmente parecia ser um jovem tímido ansioso por conhecer os cantos à casa começa a tornar-se outra pessoa, mais sádica, fruto do meio onde está inserido que o leva a praticar acções necessárias para a sua sobrevivência.

Mas além desta evolução, «Cela 211» foca também muitas questões relacionadas com a vida nas prisões e os problemas neste tipo de sítios, que são apontados na lista de pedidos dos amotinados. O filme aborda ainda a forma como os prisioneiros bascos são vistos no meio prisional espanhol: tanto os presos como as autoridades os desprezam, devido às suas ligações ao terrorismo da ETA, (o sentimento é igual de parte a parte) mas os três bascos acabam por ser fundamentais para as negociações.

«Cela 211» é um filme forte (a cena inicial de um prisioneiro a cortar os pulsos diz-nos logo ao que vamos) que apesar de ser passado numa prisão acaba por não cair nos clichés do género. A prisão onde decorre maior parte da acção não é um espaço claustrofóbico, pelo menos isso não se sente, e Daniel Monzón conseguiu filmar bem a história, mesmo nas cenas mais movimentadas, todo parece estar no sítio certo.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

3 comentários:

  1. Tb gostei bastante do filme, está bem conseguido

    ResponderEliminar
  2. Eu achei o filme um bocado farsolas mas enfim não é uma atragédia

    ResponderEliminar
  3. É um filme diferente dos típicos filmes de prisão, não se consegue bem escolher quem são os 'maus' e quem são os 'bons'. E tem um final que não é assim tão positivo como pode parecer à primeira vista.

    ResponderEliminar