sábado, 11 de dezembro de 2010

Sem Saída, de Frank Oz (2001)

Além de ser conhecido como a voz de Yoda, da saga Guerra das Estrelas, Frank Oz é um realizador com uma carreira que está perto de completar 30 anos. No início dos anos 2000 conseguiu a proeza de juntar no mesmo elenco três grandes actores que representam três gerações distintas: Marlon Brando, Robert De Niro e Edward Norton.

Os três são os protagonistas de «Sem Saída», um filme de assaltos que tem em Nick Wells (Robert De Niro) a figura principal. Dono de um bar de jazz em Montreal, Nick é também um assaltante de cofres em part-time contratado por Max (Marlon Brando). Este oferece-lhe uma proposta milionária, que Nick quer que seja a última, mas que irá ter infringir algumas das suas regras pessoais, sendo a primeira o facto de o assalto em causa ter de ser feito em Montreal. A segunda é a participação de um outro assaltante, Jack Teller (Edward Norton), que se vai infiltrar no edifício da Alfândega da cidade para estudar por dentro o local e fazer um plano detalhado para ajudar Nick.

Com um elenco de luxo, este seria mesmo o último papel de Brando para Cinema, Frank Oz tinha tudo para fazer um grande filme. Mas acaba por perder um bocado a mão da história sobretudo na parte final do filme, quando começa o derradeiro assalto. As cenas de suspense que podiam ser criadas não estão bem conseguidas e o final parece ter sido despachado às três pancadas. O enredo secundário também deixa algumas lacunas por preencher. Mas só o facto de podermos encontrar estes três gigantes no mesmo filme, sendo que Norton está muito bem e Brando surge pela última vez no grande ecrã, já vale a pena ver «Sem Saída».

Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário