quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Scott Pilgrim Contra o Mundo, de Edgar Wright (2010)

Para quem nasceu e viveu nos anos 1980 e passou horas a jogar Super Mario e Street Fighter, ver o mais recente filme de Edgar Wright, «Scott Pilgrim Contra o Mundo», é um pouco como regressar ao passado. Não é um grande filme, mas de certo ficará como um dos filmes de culto deste ano. Pelo menos tem todos os ingredientes para o ser. Scott Pilgrim (Michael Cera) é um geek que tem uma banda de garagem composta por geeks a quem no início do filme revela que tem uma nova namorada.

Mas a paixão termina quando conhece Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead) e se apaixona por esta rapariga que tem um passado amoroso bastante complicado. Para a conquistar Scott Pilgrim tem de derrotar os seus 7 ex-namorados.

Aparentemente este podia ser mais um normal filme de adolescentes. E no fundo é, mas «Scott Pilgrim Contra o Mundo» assenta numa estética semelhante à dos clássicos videojogos que referi, sendo os heróis pessoas de carne e osso. As cenas de lutas são delirantes, algumas das quais têm elementos musicais que resultam em duelos entre bandas muito bem conseguidos (a banda sonora, a cargo de Nigel Godrich, produtor bastante conhecido por ter trabalhado com bandas como os Radiohead, é muito boa), e é engraçado ver os elementos como os corações que dão direito a vidas a surgirem de vez em quando para salvar Scott.

O único problema deste filme é o facto de estar tão agarrado a esta estética que não vai agradar a uma audiência maior. Mas para quem quiser regressar aos bons velhos tempos a jogar arcadas, o divertimento está garantido à partida. O ícone da Universal pixelizado, no início do genérico, está priceless.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

3 comentários:

  1. AHah gostei, acho que vou gostar do filme

    ResponderEliminar
  2. Convite para participar em desafio :http://cinemaschallenge.blogspot.com/2010/12/um-grande-actor-um-ultimo-grande-filme.html
    Obrigada x)!

    ResponderEliminar
  3. Diogo, é muito fixe, mas também é daqueles filmes para não se levar muito a sério.

    Andreia, estou a caminho :) Para o ano também estou a preparar iniciativas para interagir com o resto dos bloggers. Conto convosco.

    ResponderEliminar