domingo, 19 de dezembro de 2010

I'm Still Here, de Casey Affleck (2010)

Antes de chegar às salas de todo o mundo «I'm Still Here» já vinha com a aura da polémica. E não era para menos. A estreia de Casey Affleck na cadeira de realizador vinha rotulada de documentário (falso) sobre as andanças de Joaquin Phoenix, um dos grandes actores desta nossa época, que tinha anunciado depois da participação em «Duplo Amor» que iria desistir da carreira para se dedicar ao hip hop. Até aqui tudo bem.

O problema é que tudo terá sido fabricado. Ou não. «I'm Still Here» não chega a explicar o que realmente se passou ou está a passar na cabeça do irmão mais novo de River Phoenix. Por isso, na minha opinião, este é um dos maiores falhanços e flops cinematográficos do ano vindo dos lados de Hollywood. Como falso documentário (e há excelentes filmes neste género por aí fora) não pega. E como documentário a sério, sobre os dilemas de um actor em crise existencial, também não.

Por muito boa vontade que o filme aparente ter, mais parece um jogo de amigos, que por acaso são famosos, e resolveram brincar aos filmes. Mas sinceramente, já vi exemplos muito melhores de bons filmes feitos por amadores. Pena terem escolhido Joaquin Phoenix, um actor com um enorme talento, para desempenhar tantas figuras tristes. E para dar alguns exemplos, não sei qual o sentido de ter alguém a defecar na cara de outra pessoa. No Jackass talvez compreendesse. Ou porquê esticar demasiado a cena em que Phoenix vomita.

Felizmente parece que a brincadeira ficou-se mesmo por aqui. Sim, a história é mesmo mentira, descansem os fãs de Phoenix. Agora esperemos que Joaquin Phoenix regresse depressa aos filmes, de preferência em boa forma. Até porque depois de «I'm Still Here» ficou provado que no hip hop não terá tanta sorte.

Nota: 1/5

Site oficial do filme

6 comentários:

  1. Tenho vontade de ver pelo hype criado em torno do filme,mas desde o começo tenho a impressão de que não valha a pena. Uma lástima para a excelene carreira dos atores envolvidos.

    abs,
    sebosaukerl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Este é daqueles filmes que se gosta ou odeia. Eu odiei e fiquei com pena, sobretudo porque gosto de Joaquin Phoenix e ele aqui está patético. Faz parte do papel, é certo, mas o resultado final é qualquer coisa de inexplicável.

    ResponderEliminar
  3. Não esperava uma review tão em baixo x) (ainda não vi)

    ResponderEliminar
  4. É mais um daqueles filmes que se gosta ou odeia. Eu estou no último campo, acho que eles se espetaram à grande. Mas não deixa de ser um dos happenings do ano.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a critica é realmente mt mau

    ResponderEliminar
  6. Pois. Eu acabei por ter pena porque até gosto de falsos de documentários e o Phoenix é dos meus actores preferidos. Enfim, como diz o ditado, no melhor pano cai a nódoa.

    ResponderEliminar