quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jogo Limpo, de Doug Liman (2010)

Baseado na história verídica de Valerie Plame, uma antiga agente da CIA cuja identidade foi divulgada na imprensa por um alto responsável da Casa Branca, «Jogo Limpo» chega às salas portuguesas num timing quase perfeito, pois esta história tem alguns pontos de contacto com a publicação de documentos 'secretos' no WikiLeaks. Naomi Watts interpreta Valerie Plame e Sean Penn o seu marido, o antigo embaixador norte-americano Joe Wilson, e ambos têm uma excelente prestação.

Começando como um filme de espiões, com Valerie a participar em missões por vários pontos do mundo árabe e Joe Wilson numa missão semi-secreta ao Níger, «Jogo Limpo» torna-se a meio um thriller político que apenas difere de filmes semelhantes realizados nos anos 1970, época de ouro do género, por se tratar de uma história que aconteceu de facto. Em causa está a Guerra do Iraque, que começou a ser preparada com base em diversas ´provas', entre as quais um relatório que saiu da tal viagem de Joe Wilson ao país africano. Este foi citado num dos discursos do Estado da Nação de George W. Bush como pertencendo aos serviços secretos britânicos.

O antigo embaixador resolveu tirar a questão a limpo e publica um artigo num jornal. Pouco depois um outro artigo revela pormenores da visita de Wilson ao Níger onde é revelada a sua relação com a agente da CIA, que de imediato se vê afastada do seu trabalho. Praticamente sem cenas de acção, «Jogo Limpo» conta apenas a história de um casal que se vê envolvido nas tricas de poder e os seus objectivos obscuros. Doug Liman tem uma boa realização, que na minha opinião apenas falha por abusar demasiado da câmara na mão, pois penso que neste caso não se justifica.

O par de protagonistas foi muito bem escolhido, sobretudo Naomi Watts que se aguenta muito bem no papel de agente que se deixa abater depois de ter provado que era uma autêntica mulher de armas. Sean Penn está ao seu melhor nível.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

2 comentários:

  1. Não sabia que este longa era baseado em fatos reais, bacana. Gosto de Wattts e Penn e claro, fiquei com muita vontade de conferir ainda mais depois de ler teu texto, o filme parece ser ótimo!

    []'s
    sebosaukerl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei, tirando o facto do realizador ter mesmo abusado da câmara na mão. Os actores estão muito bem, como já estavam no «21 Gramas», do Iñarritu.
    A história fez correr muita tinta na altura e penso que o filme retrata bem o que se passou. Convém referir, o que me escapou na crítica, que o filme é baseado em dois livros escritos pelo casal, daí a história pender mais para o seu lado. Mas nestas coisas já se sabe que a versão oficial dificilmente se saberá a 100%.

    ResponderEliminar