sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Concerto, de Radu Mihaileanu (2009)

Nos últimos anos o cinema romeno tem-se mostrado ao mundo e com bons resultados. «O Concerto», não sendo uma produção exclusivamente romena, dado que Radu Mihaileanu tem feito carreira sobretudo em França, é um bom exemplo da vitalidade dos realizadores daquele país da Europa de Leste. Uma comédia simples, conta a história de Andrey Simonovich Filipov (Aleksey Guskov), um antigo maestro do mítico Teatro Bolshoi que foi expulso durante o regime comunista e é agora um empregado de limpeza no mesmo local onde sonha voltar a liderar uma orquestra.

Essa oportunidade surge quando está a limpar o escritório do novo responsável pelo teatro e começa a chegar um fax. Esse fax é um convite para a orquestra russa ir tocar a Paris para substituir a sua congénere de Los Angeles que cancelou um espectáculo na capital francesa. Mas em vez de Andrey Filipov entregar o fax a quem de direito resolve guardá-lo e fica com a missão de se passar pela orquestra do Bolshoi. Para tal vai procurar os antigos membros da sua orquestra e outras personagens que pouco ou nada têm a ver com o mundo da música clássica, mas que tocam bem. É o caso dos vários ciganos que compõem esta original orquestra.

«O Concerto» é uma óptima comédia que aproveita para espetar várias alfinetadas sempre que pode. Poucos escapam: um antigo dirigente comunista que ainda acredita na utopia, um velho judeu que vai a Paris para fazer negócio e toca melhor o seu instrumento quando está com asma ou um magnata do gás são apenas alguns exemplos da variedade de caricaturas. Paralelamente o filme tem como pano de fundo a história de uma rapariga que Andrey Filipov pretende ter no concerto: a violinista Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent), que tem um segredo relacionado com o concerto.

Capaz de nos deixar com um sorriso nos lábios quando saímos do cinema, mesmo quando algumas daquelas histórias podem ser mais tristes do que aparentam, «O Concerto» mostra-nos que vale sempre a pena perseguir os nossos sonhos.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

4 comentários:

  1. Olá Projecionista!
    Primeira vez que visito o seu blog e gostei pela resenha de filmes mais recentes, outras sequer que estrearam em circuito comercial no Brasil. "O Concerto" é um destes exemplares. O trailer não me chamou tanta a atenção, mas Radu Mihaileanu é um diretor de mão cheia e não duvido muito que tenha feito mais uma obra acima da média - como tantas outras de sua filmografia.

    e tem Mélanie Laurent. Quer mais motivos?


    abraços!

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo e obrigado, tento fazer o meu melhor. Foi a primeira vez que vi um filme de Radu Mihaileanu, mas pelo que já me tenho apercebido este é um registo diferente dos seus filmes anteriores, que são mais dramas do que comédias.

    Abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante da crítica, que contrasta com algumas que já li, menos positivas. Na verdade, era mesmo isto que eu esperava e agora fiquei com mais vontade de ver. Bom, acho que tenho as expectativas calibradas.

    ResponderEliminar
  4. É um filme simpático, vê-se bem e aborda uma questão séria sem cair num drama. No fundo é como levar as contrariedades da vida com um sorriso nos lábios.

    ResponderEliminar