domingo, 20 de dezembro de 2009

Aluga-se Esta Arma, de Frank Tuttle (1942)

Um ano depois de «Relíquia Macabra», o primeiro filme de John Huston e um dos mais representativos do género Noir, foi realizado este «Aluga-se Esta Arma», por Frank Tuttle, nome que já vinha do período mudo do cinema e acabou a sua carreira em 1959. Apesar de não ser tão conhecido como o primeiro, este é um bom filme que faz justiça ao género, com a particularidade de não se centrar num detective privado, que geralmente era a personagem central deste tipo de filmes.

Em «Aluga-se Esta Arma» temos um assassino profissional de nome Phillip Raven (Alan Ladd) que procura vingança por ter sido enganado pelo seu último contratante, que lhe paga com notas numeradas. Mais tarde ficamos a saber que o seu assassinato fazia parte de uma conspiração para vender armamento aos japoneses. Tudo em nome do lucro. Durante a sua busca pelo burlão, a polícia surge no seu encalço e para azar seu, trava conhecimento com a noiva de um dos agentes que o persegue, interpretada por Veronica Lake, num excelente papel de uma mágica que trabalha num clube nocturno, controlado precisamente pelo homem que pagou a Raven para matar uma pessoa.

Com uma realização bem conseguida, o argumento, baseado numa obra de Graham Greene, é muito bom com espaço para as personagens serem não só sinistras como ambíguas. Basta ver as piadas que travam entre si, cheias de ironia. E as cenas de acção, com várias perseguições e tiroteios em ambientes escuros, seja numa fábrica ou numa estação de comboios, fazem este «Aluga-se Esta Arma» um bom filme para quem gosta do género Noir.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário