segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Festival de Veneza atribui Leão de Ouro de carreira a John Woo

John Woo, um dos realizadores chineses mais conhecidos internacionalmente, vai receber um Leão de Ouro de carreira na próxima edição do Festival de Veneza. Aos 63 anos, o cineasta, autor de filmes como «A Outra Face», um excelente filme de acção com Nicolas Cage e John Travolta, ou «Operação Flecha Quebrada», vê a sua obra reconhecida em grande.

A carreira de John Woo começou nos míticos estúdios Shaw Brothers, onde ainda nos anos 1960 co-realizou quatro obras antes de se estrear a solo em 1974. Em 1986 veio o sucesso internacional ao realizar «A Better Tomorrow», onde surge um outro nome grande daquelas paisagens: o actor Chow Yun-Fat.

A sua estreia internacional ocorreu em 1993 a convite de Jean-Claude Van Damme para realizar «Hard Target». Três anos mais tarde estreia o já citado «Operação Flecha Quebrada» e um ano a seguir «A Outra Face».

Talvez mais popular seja o seu filme seguinte, realizado em 2000: o segundo episódio da série Missão Impossível. O prémio será atribuído ao cineasta na próxima edição do Festival de Veneza, que decorre entre 1 e 11 de Setembro de 2010. Recorde-se que o galardoado com este prémio na última edição do certame foi John Lasseter e a sua produtora Disney-Pixar.

Sem comentários:

Enviar um comentário