terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Steve McQueen filme vida de Fela Kuti

A Focus Features vai produzir um filme baseado na vida e obra do músico africano Fela Kuti, figura charneira do movimento afrobeat, género musical que mistura jazz, funk e música africana. Na cadeira do realizador vai estar Steve McQueen, o artista britânico que se estreou recentemente com «Fome», obra sobre as greves de fome dos prisioneiros do IRA nos anos 1970.

De acordo com a Variety o filme terá como título «Fela» e vai narrar a vida de Fela Kuti como músico e activista. O argumento vai ser escrito em parceria com Biyi Bandele a partir do livro «Fela: The Life and Times of an African Musical Icon», de Michael Veal.

Em declarações à publicação um executivo da Focus revelou que o filme não terá qualquer relação com um musical que está em cena na Broadway dedicado a Fela Kuti. Para James Schamus, «o espectáculo da Broadway é puro entretenimento, mas a visão de Steve e de Biyi é muito cinemática e distinta. Fela era uma figura revolucionária na cultura mundial e o Steve é um artista que teve uma visão forte sobre a política e o mundo antes de ter feito o seu primeiro filme».

1 comentário: