domingo, 6 de dezembro de 2009

A Golpada, de George Roy Hill (1973)

«A Golpada», realizado em 1973, foi um dos grandes sucessos de bilheteira de George Roy Hill. Grande parte do sucesso desta fita resulta da junção de Paul Newman e Robert Redford quatro anos depois de terem formado dupla em «Dois Homens e Um Destino», assinado pelo mesmo cineasta.

Em «A Golpada» os dois mitos do cinema interpretam dois criminosos com um gosto especial pela organização de golpes para enganarem quem lhes atravessa pela frente. No centro do filme está Johnny Hooker (Robert Redford), um aprendiz que depois de ver morrer um veterano com quem fazia dupla pede ajuda a Henry Gondorff (Paul Newman) para se vingar do responsável pelo assassinato do seu companheiro, o mafioso Doyle Lonnegan (Robert Shaw).

O filme, ambientado em 1936 em plena Grande Depressão, mostra-nos o desenvolvimento do plano do golpe com o qual irão enganar Lonnegan, desde que Hooker chega a casa de Gondorff até à sua conclusão. Para tal George Roy Hill conseguiu recriar, com uma boa ajuda da fotografia, os ambientes mais mal afamados da Chicago dos anos 1930, apresentando um conjunto de pequenos criminosos que se juntam para se vingarem da morte de um dos seus, por sinal bastante popular pois todos querem participar na golpada. Bares, casas de apostas clandestinas situadas em becos escuros e polícias corruptos, está lá tudo.

«A Golpada» é um bom entretenimento e a dupla de bons actores que encabeçam o elenco faz a diferença. Daí não ser de estranhar a sua popularidade na altura. Neste caso penso que Robert Redford está melhor no papel de 'aprendiz de feiticeiro', até porque é a sua personagem que está no centro da acção, relegando para um segundo plano Paul Newman, que não deixa de ter aqui uma boa interpretação.

Já no final aquela bela reviravolta acaba por ficar sempre bem neste género de filmes.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário