domingo, 6 de dezembro de 2009

Sundance anuncia filmes em competição

Foram anunciados os nomes dos filmes que serão apresentados na próxima edição do Festival de Cinema de Sundance, um dos maiores do mundo dedicados ao cinema independente e de onde têm saído todos os anos grandes surpresas. Em competição estão quatro categorias: melhor ficção dos EUA, melhor documentário dos EUA, melhor ficção internacional e melhor documentário internacional.

De acordo com a organização na edição de 2010 do evento vão ser projectados 112 filmes oriundos de 39 países, alguns dos quais terão estreia mundial em Sundance. Uma das curiosidades na secção de competição de ficção dos EUA é a presença de «Sympathy for Delicious», a estreia na realização do actor Mark Ruffalo, que também interpreta uma das personagens, ao lado de nomes como Orlando Bloom, Juliette Lewis ou Laura Linney.

Na secção de documentário internacional destaque para a presença de Ken Wardrop, o realizador irlandês que tem sido presença assídua no festival IndieLisboa, que apresenta o seu mais recente filme, «His & Hers», que passou na última edição do festival lisboeta. Nesta secção irá também passar «Secrets of the Tribe», um documentário de José Padilha, realizador brasileiro de «Tropa de Elite», sobre a situação das populações indígenas da região da Amazónia.

Na secção de ficção internacional há lugar para filmes dos quatro cantos do mundo, de países como Espanha («Yo, También», de Álvaro Pastor e Antonio Naharro), Índia («Peepli Live», de Anusha Rizvi), Iraque («Son of Babylon», de Mohamed Al Daradji) ou Bolívia («Zona Sur», de Juan Carlos Valdivia).

Mais informações sobre o festival aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário