domingo, 27 de dezembro de 2009

Uns Belos Rapazes, de Riad Sattouf (2009)

Conhecido pela publicação de livros de banda desenhada, o francês Riad Sattouf resolveu este ano estrear-se na realização com «Uns Belos Rapazes», um filme sobre a adolescência e as descobertas do sexo. Para contar esta história encontramos Hervé, um jovem que atravessa esta peculiar etapa da sua vida e tenta arranjar uma namorada para fazer sexo.

E nesta senda pelo Santo Graal da adolescência somos apresentados a um conjunto de outras personagens que caracterizam bem a fase que o jovem atravessa. Desde o melhor amigo ao grupo de nerds com quem partilha as experiências, passando pela namorada e pela rapariga que se apaixona por ele e os rufiões da escola. A isto acrescente-se ainda os adultos, que são representados pelos professores e pela mãe de Hervé.

À partida este «Uns Belos Rapazes» não é muito diferente de um filme que já vimos há uns anos e que na altura foi bastante popular: «American Pie». Mas neste caso o cenário muda um pouco, pois os personagens são mais novos e um liceu e os jovens em França (e arrisco mesmo na Europa) penso que serão diferentes dos norte-americanos. Até pela própria banda sonora escolhida por Riad Sattouf, que mistura uma sonoridade electrónica a guitarras, muito ao sabor do que se ouve hoje em dia.

E a experiência vale a pena, apesar de não ser um grande filme vamos acompanhando estes jovens na sua senda com alguns episódios bem sacados: a masturbação às escondidas dos pais a ler o catálogo da La Redoute ou a descoberta de dois professores que andam juntos, por exemplo. No fundo «Uns Belos Rapazes» é um regresso à adolescência, sobretudo para quem como o jovem Hervé não fazia parte do grupo dos mais populares da escola e tinha problemas com o sexo oposto, numa idade em que tudo muda bastante depressa. Estou certo que alguns de nós já passámos por aquilo.



Nota: 3/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário