terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os melhores filmes de 2010

Chegou o momento de divulgar a minha lista dos 20 melhores filmes do ano. Tal como no ano passado, a lista é composta apenas por filmes estreados em 2010 e que tive oportunidade de ver, com uma excepção: «Um Profeta», que estreou no último dia de 2009, por isso não entrou na lista do ano passado. Por essa mesma razão os filmes que estreiam na próxima quinta-feira, caso mereçam, apenas vão estar na lista dos melhores filmes de 2011.

E os melhores do ano para mim foram:

1 - Líbano, de Samuel Maoz
2 - Cópia Certificada, de Abbas Kiarostami
3 - O Escritor Fantasma, de Roman Polanski
4 - Um Lugar Para Viver, de Sam Mendes
5 - Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz
6 - Tudo Pode Dar Certo, de Woody Allen
7 - Parnassus - O Homem Que Queria Enganar o Diabo, de Terry Gilliam
8 - O Laço Branco, de Michael Haneke
9 - Lola, de Brillante Mendoza
10 - Um Profeta, de Jacques Audiard
11 - Louise-Michel, de Gustave de Kervern e Benoît Delépine
12 - Nas Nuvens, de Jason Reitman
13 - A Rede Social, de David Fincher
14 - Inside Job - A Verdade da Crise, de Charles Ferguson
15 - Scott Pilgrim Contra o Mundo, de Edgar Wright
16 - O Mágico, de Sylvain Chomet
17 - Mother - Uma Força Única, de Joon-ho Bong
18 - Tony Manero, de Pablo Larraín
19 - Wendy & Lucy, de Kelly Reichardt
20 - O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella





6 comentários:

  1. Interessante lista, simultaneamente próxima e afastada da minha "visão" do que foi o 2010 cinematográfico.

    Gosto de ver Líbano em 1º e O Escritor Fantasma em 3º. Ainda não tive oportunidade de ver o do Kiarostami.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Hmm vários títulos interessantes!

    Folgo de ver que partilhamos vários títulos nas nossas listas de TOP do ano (o meu ainda vai levar algum tempo a sair) e adoro a menção de LEBANON (que não sei porquê achei que ia passar mais ignorado mas já foi mencionado em duas listas de bloggers portugueses que li, além da tua; é um excelente filme), tal como a de THE GHOST WRITER, THE WHITE RIBBON, LOLA, UN PROPHÈTE, entre outros.

    Não concordo muito com as menções de AWAY WE GO e de IMAGINARIUM OF DR. PARNASSUS dos quais não gostei assim tanto mas ainda assim uma óptima lista.

    P.S. - Adorei referires o WENDY & LUCY. Ainda mantenho que possui uma das melhores interpretações de 2008 - Michelle Williams é brilhante (e acho que no novo filme delas, MEEK'S CUTTOFF, também é).


    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  3. Sam,

    também fiquei com essa sensação quando vi a tua. O Líbano marcou-me muito porque é daqueles filmes que ver em sala é uma experiência. Parece mesmo que estamos dentro do raio do tanque. E o Cópia Certificada é também muito bom, quando tiveres oportunidade vê. É um filme que vai para além do que vemos, é uma reflexão sobre o Amor e a própria Cultura e o conceito de cópia.

    Jorge,

    já referi o Líbano na resposta ao Sam. Não é por ter sido o filme que mais gostei, mas parece-me que muita gente se vai esquecer dele este ano. Mas gostos são gostos.

    O Away We Go e o Parnassus foram dois filmes que gostei muito este ano: o primeiro não só porque gosto do Sam Mendes, mas também porque é um filme simples e está bem conseguido, apesar de ter alguns tiques que parece estar a imitar um filme indie; o segundo não pela prestação do Heath Ledger, que não deixa de ser boa, mas porque é um daqueles filmes mágicos.

    Quanto ao Wendy & Lucy merece porque foi dos filmes mais belos que vi este ano. A Michelle Williams está fenomenal. Aliás, ela é para mim uma das grandes actrizes desta geração, apesar de o seu trabalho não ser tão badalado como outras. Tenho de ver o Meek's Cuttoff, obrigado pela dica.

    Cumprimentos aos dois e obrigado pelos comentários.

    ResponderEliminar
  4. O Canino não está. O filme pode ser muito bom, e já vi que foi bem recebido por vários blogues, mas quando o vi fiquei de tal forma desconfortável que não consegui gostar do filme.

    Cumprimentos e obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  5. É, realmente não vi muitos lançamentos neste ano. O que mais me chamou a atenção em sua lista foi "Cópia Certificada" que me deixou ainda mais curioso para conferir!

    abs,
    sebosaukerl.blospot.com

    ResponderEliminar