Foi uma experiência curiosa a que tive este fim de semana. Na sexta-feira vi o «Sangue Por Sangue» e ontem o «Indomável», o primeiro e o último filme dos irmãos Coen. Os dois são bons filmes, mas não sei porquê acho que o último, por muito bom que seja, nunca há-de chegar aos calcanhares do primeiro. O problema de «Indomável» é que é um dos filmes dos Coen em piloto automático. Algo que de vez em quando a dupla se lembra de fazer, quiçá para justificar o amor que a Academia tem por eles.
«Indomável» é um remake de «A Velha Raposa», um western de 1969 realizado por Henry Hathaway e que deu a John Wayne o seu único Óscar. A história é a de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma rapariga de 14 anos que quer vingar a morte do pai, que foi vítima do fora da lei Tom Chaney (Josh Brolin). Para a ajudar conta com uma dupla de agentes da lei, cada um com o seu estilo próprio: o marshall Rooster Cogburn (Jeff Bridges, em mais uma interpretação de luxo), que conhecemos num julgamento onde se pretende saber se matou ou não três pessoas, e LaBoeuf (Matt Damon), um ranger do Texas demasiado limpinho para alguém que passa a vida no meio do pó.
Tal como referi atrás, nada podia falhar neste filme: um bom elenco, com boas interpretações, uma boa história, contada de forma perfeita, uma dupla de realizadores que sabe o que faz, mas...não nos faz lembrar os bons velhos Coen. Tirando duas excepções (o médico e o fora da lei que fala através de sons de animais) não temos aquelas personagens estranhas que habitam o universo dos Coen. Mesmo os diálogos, podiam ser bem melhores, quando comparado com o que fizeram na estreia em «Sangue Por Sangue» ou noutros filmes anteriores. No fundo «Indomável» é um filme perfeito para os Óscares. Não gostei nem deixei de gostar, mas vindo destes irmãos, esperamos sempre mais. Talvez o problema tenha sido o facto de ter visto «Sangue Por Sangue» há dias.
Nota: 4/5
Site oficial do filme
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Indomável, de Ethan e Joel Coen (2010)
Etiquetas:
Crítica,
Ethan Coen,
Hailee Steinfeld,
Henry Hathaway,
Jeff Bridges,
Joel Coen,
John Wayne,
Josh Brolin,
Matt Damon
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não esperava mais, e acho que sim, é o menor deles. Mas achei os diálogos muitos bons ahah
ResponderEliminarSim, os diálogos estão bons, mas podiam estar melhores. Mas os Coen já começam a estar no topo por estes lados :)
ResponderEliminar