terça-feira, 26 de abril de 2011

Biblioteca Cinematográfica: Sinais de Fogo, de Jorge de Sena

O livro: Jorge de Sena é um dos grandes nomes da literatura portuguesa, sobretudo na poesia. Mas a marca que o escritor deixou na cultura portuguesa foi mais além da poesia, como prova «Sinais de Fogo», romance autobiográfico que deixou incompleto e apenas foi publicado postumamente em 1979. Este livro, cuja acção decorre no final dos anos 1930, conta a história de um jovem chamado Jorge no final da adolescência, quando Portugal começa a viver as dificuldades da ditadura e em Espanha ouvem-se ecos da Guerra Civil. Grande parte da acção tem lugar na Figueira da Foz, onde a personagem vai passar férias com uns tios e vive inúmeros episódios políticos e de despertar sexual.

Ao longo das suas mais de 500 páginas, «Sinais de Fogo» faz um retrato da sociedade da altura, focando dois aspectos: a História em si, quando aborda as questões políticas com o surgimento da oposição ao regime, nomeadamente no Antigo Regime, alguns episódios ligados à Guerra Civil de Espanha e mesmo algumas descrições do período antes da chegada de Salazar ao poder, vistas pelos olhos dos tios de Jorge e o despertar sexual de muitos dos jovens que passam férias na Figueira da Foz com Jorge. Uma dessas jovens é Mercedes, por quem o jovem se apaixona, e vai ser o centro de um amor proibido por estar noiva.

Outra das marcas fortes na obra são os devaneios de Jorge, narrados por Jorge de Sena através de inúmeros monólogos interiores, que nos mostram os dilemas da personagem em relação aos mais diversos aspectos: desde o amor à amizade, passando pelo sexo à política. Ao que tudo indica «Sinais de Fogo» deveria ter sido o primeiro de uma série de romances autobiográficos do escritor, projecto que ficou incompleto com a sua morte, aos 58 anos.

O filme: A adaptação cinematográfica de «Sinais de Fogo» chega às salas de cinema em 1995, num filme realizado por Luís Filipe Rocha. Como acontece em muitas adaptações de obras literárias, esta é bastante infiel ao original. Apesar de as descrições feitas por Jorge de Sena não necessitarem de grandes desvios para serem filmadas, o filme deixou de fora grande parte do romance e muitos episódios e personagens ficaram de fora. O início e o fim do livro, passados em Lisboa e que podem funcionar como prólogo e epílogo de «Sinais de Fogo», não surgem sequer na adaptação, que se centra sobretudo na fuga de um grupo de jovens para Espanha a partir da Figueira da Foz.

O mesmo sucede com as personagens, que não são exploradas a fundo. Os devaneios de Jorge não surgem, o tio de Jorge, uma das personagens mais fortes e vincadas do romance, praticamente não tem espaço, e o mesmo sucede com muitas outras personagens. O resultado é um filme que fica aquém das expectativas de quem leu o original, pois parece demasiado simplista para atingir o objectivo do escritor. Safa-se a reconstituição histórica. Nos papéis principais temos Diogo Infante (Jorge), Ruth Gabriel (Mercedes), Marcantonio Del Carlo (Ramos), José Airosa (Rodrigues), Rogério Samora (Almeida) ou Henrique Viana (Tio de Jorge).

Sem comentários:

Enviar um comentário