domingo, 24 de abril de 2011

Tournée - Em Digressão, de Mathieu Amalric (2010)

Por estes lados já começava a queixar-me da falta de qualidade das estreias recentes, mas este fim-de-semana cinéfilo veio compensar as últimas semanas. Depois de «Rio» e «O Código Base», mais um bom filme que é possível ver por estes dias nas salas portuguesas. Trata-se de «Tournée - Em Digressão», a terceira longa-metragem realizada por Mathieu Amalric, um dos melhores actores franceses da actualidade, e que lhe valeu o prémio de Melhor Realizador na última edição do Festival de Cannes. O filme conta a história de Joachim Zand, interpretado pelo próprio Amalric, um empresário que regressa a França para promover a digressão de um grupo de strippers que criou um espéctaculo de cabaret burlesco.

À medida que o filme avança as mulheres começam a reparar que o objectivo de Joachim não é tanto promover a digressão, mas antes regressar a Paris, onde fez carreira no universo da televisão. Pelo caminho o empresário aproveita para ajustar contas com esse passado, mas o passado parece não querer nada com ele. Paralelamente a digressão prossegue por outras cidades francesas e temos oportunidade para assistir a alguns bons momentos protagonizados pela trupe de strippers.

O filme é uma boa oportunidade para conhecer uma outra faceta de Amalric, que tem aqui mais um excelente papel e uma boa interpretação, dominando praticamente todas as cenas em que entra. As próprias strippers, vão muito bem. De realçar também a banda sonora, com alguns bons clássicos do rock and roll dos anos 1960, que cativa os adeptos daquela época. Exemplo disso é a música final «Have Love, Will Travel», dos The Sonics, mais uma bela descoberta.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário