quarta-feira, 27 de abril de 2011

FESTin 2011: Lixo Extraordinário, de Lucy Walter, João Jardim e Karen Harley (2010)

«Lixo Extraordinário» foi o filme de abertura desta segunda edição do FESTin 2011 - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que está a decorrer no cinema São Jorge, em Lisboa. Perante uma plateia cheia e com a presença de um dos protagonistas, o artista plástico brasileiro Vik Muniz, o documentário realizado por Lucy Walter, João Jardim e Karen Harley foi um dos nomeados ao galardão de Melhor Documentário na última edição dos Óscares. E o filme é fantástico.

Partindo de um projecto de Vik Muniz, que pretendeu criar fotografias artísticas com lixo retirado do Jardim do Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo, situado no Rio de Janeiro, o documentário vai muito para além de mostrar a arte. Conta as histórias das pessoas que vivem literalmente no meio do lixo, ganhando entre 40 e 50 reais por dia (entre cerca de 17 e 21 euros), segundo nos conta uma das mulheres que lá trabalham, para vender material para reciclar. As imagens daquele enorme lixeira quase que nos fazem sentir o cheiro. Mas são precisamente as pessoas e a sua grande humanidade e forma de estar na vida que nos tocam mais, com as suas histórias no meio da miséria, onde foram parar por falta de alternativas.

Depois de conhecermos alguns dos protagonistas e as suas filosofias («99 não são 100», diz um dos anciãos) vamos assistindo à criação dos retratos feitos por Vik Muniz. Primeiro as fotografias tiradas aos protagonistas e depois a sua reconstrução em estúdio, com o material recolhido no Jardim do Gramacho. Apesar de poder ser considerado como um filme de promoção à obra do artista plástico, o que apenas se poderá notar nas cenas em que ele regressa à casa onde viveu, também numa favela, «Lixo Extraordinário» não deixa de ser um belo filme sobre pessoas e a sobrevivência em condições muito difíceis. Não há contos de fadas no Jardim do Gramacho, mas este projecto ajudou algumas daquelas pessoas a recuperarem a sua humanidade.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

2 comentários:

  1. Tinha ouvido falar que ia estrear, e fiquei muito interessada quando li a sinopse e vi o trailer. Devo dizer que o teu texto ainda me despertou mais curiosidade, sem dúvida que o verei em breve.

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Estreia amanhã, por acaso esqueci-me de referir no texto. É fantástico, é de uma humanidade tremenda. Vê que vale a pena.

    ResponderEliminar