domingo, 3 de abril de 2011

Fuga de Los Angeles, de John Carpenter (1996)

«Fuga de Los Angeles» foi a segunda e talvez a última aventura de Snake Plissken, o anti-herói criado por John Carpenter e interpretado por Kurt Russell, protagonista do anterior «Nova Iorque 1997», realizado em 1981. Depois de no primeiro filme Snake ter entrado à socapa numa Nova Iorque transformada em prisão para salvar o presidente dos EUA, desta vez a missão do antigo militar que virou criminoso e a quem o Governo gosta de dar segundas oportunidades é entrar na ilha de Los Angeles para recuperar uma misteriosa arma roubada pela filha do presidente dos EUA, chamada Utopia (A.J. Langer), que se juntou aos rebeldes liderados por Cuervo Jones (Georges Corraface), uma imitação (literalmente) de Che Guevara que pretende invadir os EUA com a ajuda dos países do terceiro mundo.

A acção tem lugar em 2013 e a cidade de Los Angeles transformou-se em ilha depois de um violento sismo. O facto de a cidade da Califórnia ser considerada um antro levou o Governo dos EUA a enviar para lá todos os que não se enquadram nos padrões morais vigentes. As semelhanças com a primeira aventura de Snake Plissken são tantas que este mais parece ser um remake, passado numa outra cidade, do que uma sequela. Isto tira alguns pontos ao filme, na minha opinião.

A julgar pelo final, esta foi mesmo a última aparição do herói, que se devia ter ficado por Nova Iorque. Talvez se tivesse feito ainda durante os anos 1980 o resultado fosse outro. Apesar de na altura da estreia de «Fuga de Los Angeles» se ter falado numa sequela, denominada qualquer coisa como «Fuga do Planeta Terra», os maus resultados deste filme levaram o projecto a cair. Ainda houve uma tentativa de recuperar a personagem numa série de televisão, mas também este projecto não foi em frente. O que é certo é que já nesta altura a carreira de John Carpenter, realizador que muito admiro, estava em queda livre.

Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

5 comentários:

  1. Não concordo com a análise, já que, para mim, este é mesmo um dos melhores filmes dos anos 90. Aquele último plano é brutal

    ResponderEliminar
  2. Crítica aceite. Para mim foi uma desilusão. Gostei mais do primeiro e este soou um bocado a mais do mesmo.
    E sim, o plano final marca o filme. Segundo li, a ideia seguinte era mesmo fazerem um «Escape From Earth», o que se percebe por esse plano, mas os resultados de bilheteira não o permitiram.

    ResponderEliminar
  3. E bem-vindo. Desconhecia o teu blogue, mas já o acrescentei ao multiplex ali do lado.

    ResponderEliminar
  4. Continua com o bom trabalho, eu já sou visitante regular :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado é sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido.

    ResponderEliminar