Tierra de Nadie
Há 2 horas
Este filme não é uma adaptação de uma autobiografia escrita por Nicolae Ceausescu, o homem que liderou, para o bem e para o mal, o Partido Comunista Romeno (PCR) e os destinos da Roménia entre 1965 e 1989. Até porque tal obra não deverá existir, pelo menos que se conheça. O mais recente filme de Andrei Ujica é um documentário feito apenas e só com imagens de arquivo do antigo ditador romeno, onde podemos acompanhar o período que vai desde a morte de Gheorghiu-Dej, o seu antecessor, até ao julgamento, onde se encontra acompanhado pela sua companheira de sempre Elena, que iria ditar o seu destino final, no dia de Natal de 1989.
Poucos cineastas se podem gabar de ter uma obra tão longa como o chileno Raúl Ruiz, falecido há dias, vítima de cancro. Desde 1963 e até 2010 realizou um total de 112 filmes, entre longas e curtas, ficção e documentário, o último dos quais o extraordinário «Mistérios de Lisboa», uma tarefa de peso cujo resultado esteve à altura do génio de Camilo Castelo Branco. Já em 1999 Raúl Ruiz se tinha voltado para uma outra grande obra, em vários sentidos, da Literatura mundial: «Em Busca do Tempo Perdido», de Marcel Proust.
Durante um dos episódios mais negros da Humanidade (e será possível falar em Humanidade quando se fala em algo como o Holocausto?) um membro do partido Nacional Socialista, o empresário Oskar Schindler (Liam Neeson), conseguiu salvar mais de um milhar de judeus da morte certa, gastando tudo o que tinha ao dispor. Foi esta história que levou Steven Spielberg a realizar um filme em homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que morreram nos campos de concentração idealizados pelo regime liderado por Adolf Hitler.
Este é um daqueles filmes deliciosos (o que não é o mesmo que dizer que sejam grande coisa) que só podia ter saído dos anos 1980. Protagonizado por Michael J. Fox, um excelente actor que infelizmente apenas singrou naquela década e durante a década seguinte, por culpa da doença de Parkinson que o afecta, «Lobijovem» narra as aventuras de um jovem que está no liceu e descobre que as estranhas mudanças que estão a ocorrer no seu corpo não resultam da mudança de idade, mas sim do facto de ser um lobisomem.
Tal como Joe Dante, também John Landis foi um dos nomes bastante populares nos anos 1980, mas desde então a sua carreira tem sido meio irregular. E também ele assinou uma das mais interessantes propostas desta primeira temporada de «Masters of Horror». Com o título de «A Mulher Veado», o filme segue a investigação de Dwight Faraday (Brian Benben), um antigo polícia da brigada de homicídios que foi afastado para a unidade de crimes animais, a um conjunto de mortes em que as vítimas aparecem bastante maltratadas. Em comum a todos estes crimes o facto de as vítimas serem todas do sexo masculino, terem sido vistos ao lado de uma mulher extremamente bela e o aparecimento de estranhas pegadas de veado no cenário do crime.
A par do mafioso Costello, o excelente papel que interpretou em «The Departed - Entre Inimigos», de Martin Scorsese, Warren Schimdt foi uma das melhores criações de Jack Nicholson na primeira década deste século. Warren Schmidt é o protagonista de «As Confissões de Schmidt», o quarto filme de Alexander Payne, um realizador norte-americano com poucos mas bons filmes no currículo, onde se destaca ainda «Sideways». Depois de «Election», também bastante recomendável, foi com «As Confissões de Schmidt» que Payne cimentou a sua carreira que parece um pouco parada. Mas deverá voltar em breve, com um filme com estreia prevista para este ano e outro para 2012, se tudo correr como previsto.
Joe Dante foi uma das promessas dos anos 1980, mas como muitos da sua geração, acabou por não ter uma carreira tão forte quanto isso depois daquela década. Pelo menos no Cinema, pois desde 1990 o realizador apenas apresentou cinco filmes. O que não quer dizer que tenha estado parado, apenas esteve mais concentrado em projectos televisivos. Daí não ser de estranhar a sua presença na série «Masters of Horror», onde apresenta nesta primeira temporada «Regresso a Casa», um filme de zombies que mais não é do que uma sátira à política dos EUA. E é também o meu preferido entre os seis já vistos.
Este é daqueles filmes que não engana ninguém, o título diz logo ao que vai. E o que aí vem em «Cowboys & Aliens», de Jon Favreau, é um western de ficção científica onde uma pequena cidade do Oeste é invadida por extra-terrestres, que além de roubarem ouro também raptam alguns dos habitantes. Depois de um desses ataques um grupo liderado pelo fora da lei Jake Lonergan (Daniel Craig), que sem saber como aparece com uma estranha pulseira no pulso, que descobre ser uma arma, e Woodrow Dolarhyde (Harrison Ford), o rancheiro e homem mais rico da região, resolve ir atrás dos estranhos seres que julgam ser demónios e assim salvar os seus familiares.
Quando «O Dia da Saia» estreou, em 2008, Isabelle Adjani estava afastada do Cinema há cinco anos. Mas o seu regresso ao grande ecrã, depois de participar no mesmo ano num telefilme, veio provar porque Isabelle Adjani é uma das grandes actrizes francesas. O último filme realizado por Jean-Paul Lilienfeld é todo dela, graças a uma brilhante interpretação que faz jus ao seu regresso.
Ao quinto episódio, um passo em falso. Curiosamente dado por Mick Garris, o próprio criador da série «Masters of Horror». «Chocolate» narra a história de Jamie (Henry Thomas - lembram-se de Elliot, o miúdo de «ET», de Steven Spielberg?), um homem que trabalha numa fábrica de comida e tem como trabalho criar novos sabores para os alimentos. Poucos meses depois de se divorciar Jamie está de dieta, mas sempre que come chocolate começa a ver e a sentir o que se passa com Catherine (Lucie Laurier). À medida que Jamie vai sentindo na pele a existência de Catherine, e sobretudo depois de ver num espelho que ela é uma mulher bonita, resolve ir atrás dela para a conhecer pessoalmente.
Quando o polícia Frank Spivey (Steven Weber) salvou uma mulher de morte certa, quando esta estava prestes a ser atacada por um sem-abrigo munido de um cutelo, mal sabia o que o esperava. Depois de descobrir que Jenifer (Carrie Fleming), a mulher com a cara desfigurada que salvou, não tinha sítio onde ficar a não ser uma instituição para pessoas perturbadas, Frank resolve levá-la para casa. É a partir daqui que tudo se vai alterar na vida do polícia, quando descobre que Jenifer tem um apetite por sangue tão forte como o seu apetite sexual.
Bonasera: I believe in America. America has made my fortune. And I raised my daughter in the American fashion. I gave her freedom but I taught her never to dishonor her family. She found a "boy friend," not an Italian. She went to the movies with him. She stayed out late. I didn't protest. Two months ago he took her for a drive, with another boy friend. They made her drink whiskey and then they tried to take advantage of her. She resisted. She kept her honor. So they beat her. Like an animal. When I went to the hospital her nose was broken. Her jaw was shattered, held together by wire. She couldn't even weep because of the pain. But I wept. Why did I weep? She was the light of my life. A beautiful girl. Now she will never be beautiful again.
Num futuro próximo, depois de uma guerra nuclear ter deixado várias partes dos EUA destruídas, um clube nocturno chamado Doom Room tem como principal atracção um espéctaculo denominado a Dança dos Mortos. É neste estranho clube que Peggy (Jessica Lowndes), uma jovem que vive sozinha com a mãe e trabalha com ela num pequeno café da família, vai descobrir os segredos do seu passado e porque razão a mãe não quer que ela saia sozinha à noite. Mas a passagem do criminoso Jak (Jonathan Tucker), que se apaixona de imediato por Peggy, vai afastá-la para conhecer o mundo que ela não conhece.
Tal como no primeiro episódio da série, o segundo episódio de «Masters of Horror» é baseado num conto, desta vez da autoria de H.P. Lovecraft. Em «Sonhos Diabólicos» o estudante universitário Walter Gilman (Ezra Godden) está à procura de um quarto num sítio calmo para conseguir estudar. A escolha recai numa casa antiga, pertencente a um senhorio com ar de poucos amigos, que está a alugar quartos. Mas aos poucos aquele local que parecia calmo, passa a ser cenário de estranhas aparições que vão atormentar o jovem.