terça-feira, 16 de agosto de 2011

Masters of Horror: Incident on and Off a Mountain Road, de Don Coscarelli (2005)

Ao longo dos próximos dias vou estar entretido, ou assim o espero, a ver a série de televisão Masters of Horror. Para quem não conhece trata-se de um projecto idealizado por Mick Garris em 2005, que depois de organizar jantares com os melhores realizadores de cinema de terror, iniciados em 2002, resolveu convidá-los para filmarem pequenos filmes, de cerca de uma hora, para televisão. O resultado foi a série Masters of Horror, que teve duas temporadas entre 2005 e 2007, cada uma com 13 episódios. Este não é um blogue de televisão, mas como achei o projecto interessante, resolvi dedicar algum tempo a esta iniciativa. Quanto mais não seja para quem não conhece ficar a conhecer. De qualquer forma, aconselho sempre a visita ao site oficial da série. O link encontra-se no final do texto.

A estreia da primeira temporada ficou a cargo de Don Coscarelli, que adaptou um conto de Joe R. Lansdale. Em «Incidente Numa Estrada de Montanha» (nota: optei por apresentar o título original no título do post e a tradução escolhida pelo canal que está a transmitir a série para o texto) a personagem principal é a jovem Ellen (Bree Turner), que tem um acidente de noite numa estrada isolada e tem de escapar de um serial killer pelo meio de uma floresta. À medida que Ellen foge de Moonface (John DeSantis), a jovem vai-se lembrando, através de flashbacks, dos conselhos que o marido lhe deu para escapar em caso de perigo.

A premissa base não é muito original e este primeiro episódio de «Masters of Horror» não passa de um filme mediano. Temos um vilão bem conseguido e uma vítima que tudo faz para conseguir escapar, recorrendo ao que apanha à mão para o fazer. As cenas mais violentas conseguem ter algum gore, mas nada de muito exagerado, o que acaba por ser um ponto positivo, pois o filme ganha um tom realista que joga a seu favor. A forma como é feita a transição para os flashbacks, com uma fotografia diferente para o passado e outra para o presente, está também bem conseguida. O final tem um bom twist e mostra que em caso de ameaça, há quem seja capaz de reagir de forma bem inesperada.

Nota: 3/5

Site da série

Site do episódio no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário