sábado, 20 de agosto de 2011

Cowboys & Aliens, de Jon Favreau (2011)

Este é daqueles filmes que não engana ninguém, o título diz logo ao que vai. E o que aí vem em «Cowboys & Aliens», de Jon Favreau, é um western de ficção científica onde uma pequena cidade do Oeste é invadida por extra-terrestres, que além de roubarem ouro também raptam alguns dos habitantes. Depois de um desses ataques um grupo liderado pelo fora da lei Jake Lonergan (Daniel Craig), que sem saber como aparece com uma estranha pulseira no pulso, que descobre ser uma arma, e Woodrow Dolarhyde (Harrison Ford), o rancheiro e homem mais rico da região, resolve ir atrás dos estranhos seres que julgam ser demónios e assim salvar os seus familiares.

Estamos assim perante mais um dos blockbusters do Verão e se a ideia tem tanto de original (quase que parece saída de um série B) como estranha, o resultado final é bem melhor do que o esperado. Não sendo um daqueles filmes que ficam na memória como grandes obras, «Cowboys & Aliens» cumpre o objectivo de entreter e curiosamente não cai nos clichés do costume. A história está bem contada, a dupla protagonista é boa e não se encosta à bananeira como muitas estrelas fazem neste tipo de filmes, para cumprir os mínimos, e o filme acaba por se ver bem. Pena é constatar uma vez mais que Sam Rockwell, um dos actores norte-americanos mais subvalorizados da actualidade, acaba relegado para um papel tão secundário que mal damos por ele.

Não vale a pena estar à espera de um excelente western, até porque nos últimos anos poucos foram os filmes que conseguiram estar à altura do período de ouro do género, mas para quem quiser passar umas boas duas horas no cinema, sem querer perder em argumentos muito elaborados, «Cowboys & Aliens» até consegue ser uma boa surpresa. Por muito que a ideia inicial de juntar cowboys e extra-terrestres no mesmo filme pareça descabida.

Nota: 3/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário