terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Biblioteca Cinematográfica: Sin City, de Frank Miller

O Livro: «Sin City» não é propriamente um só livro, antes uma série de novelas gráficas criada por Frank Miller, autor de banda desenhada norte-americano também conhecido pelas suas obras baseadas a Batman. Os primeiros capítulos da série começaram a sair em Abril de 1991, numa edição especial da revista Dark Horse para celebrar o quinto aniversário da publicação. Entre Maio desse ano e Junho de 1992 a história evoluiu para uma série dividida em 13 partes. Mais tarde foram publicadas novas histórias que tinham em comum o mesmo cenário: Basin City, ou Sin City.

Com um estilo muito característico e imagens que remetem para o imaginário do Film Noir, em grande parte devido à utilização do preto e branco e devido às personagens misteriosas, que tanto são mulheres fatais como polícias que vivem na fronteira entre o Bem e o Mal, a banda desenhada ganhou um estatuto de culto. Desde a sua estreia e até ao ano 2000, quando foi publicado o último volume da série, foram publicados sete livros Sin City: «The Hard Goodye», «A Dame To Kill For», «The Big Fat Kill», «That Yellow Bastard», «Family Values», «Booze, Broads, & Bullets» e «Hell and Back». Em Portugal foram publicados os seis primeiros volumes da série pela Devir, com os seguintes títulos: «A Cidade do Pecado», «Mulher Fatal», «Aquele Sacana Amarelo», «A Grande Matança», «Valores Familiares» e «Copos, Balas e Gajas».

O Filme: «Sin City» o filme chega às salas cinco anos depois de encerrado o último capítulo das novelas gráficas, num filme realizado a meias por Robert Rodriguez e Frank Miller, com uma perninha de Quentin Tarantino, que dirigiu uma das cenas. Com um elenco de luxo (Bruce Willis, Mickey Rourke, Clive Owen, Jessica Alba, Benicio del Toro, Brittany Murphy, Elijah Wood, Rosario Dawson, entre outros) a adaptação é uma das melhores obras de Rodriguez e ao mesmo tempo um dos filmes esteticamente mais arrojados na primeira década dos anos 2000, transportando para o grande ecrã o imaginário criado por Frank Miller nas páginas dos comics. A luz verde dada pelo autor à adaptação do cineasta justificou em pleno a aposta feita, pois Frank Miller tinha algum receio em ver a obra chegar ao Cinema.

O filme centra-se em apenas três histórias da série: «A Cidade do Pecado», que representou o comeback de Mickey Rourke no papel de Marv, um homem que mata tudo o que lhe aparece à frente depois de acordar e encontrar a amante morta a seu lado; «A Grande Matança», que relata uma guerra entre um grupo de prostitutas e um gangue de mercenários que resolve retaliar a morte de um polícia corrupto, num episódio protagonizado por Clive Owen e com um Benicio Del Toro genial (como quase sempre); por fim, «Aquele Sacana Amarelo», conta a história de um polícia em idade de reforma (Bruce Willis) que tenta proteger uma jovem de um serial killer amarelo. Estes episódios fazem parte do meio de «Sin City». O início e o fim fazem parte da mesma história, a irónica curta «The Customer Is Always Right», protagonizada por Josh Hartnett e Marley Shelton.

Praticamente desde a estreia de «Sin City» que se tem falado num novo filme baseado na série, mas até à data, os planos não se concretizaram.






4 comentários:

  1. O filme esteticamente é uma experiência deveras interessante, mas em termos de conteúdo acaba por não trazer nada, cola-se demasiado ao livro. No fundo é pegar nas páginas e dar-lhes movimento. Mais que uma adaptação é uma transposição.

    E por isso não me atrai muito, gosto do filme, mas não é dos meus favoritos, tenho os livros e não sinto necessidade nenhuma em ver o filme.

    Ia dizer que era um filme mais apelativo a quem não leu a BD, mas conheço muitos fãs da BD que querem que os filmes sejam idênticos e por isso Sin City está no topo para eles.

    Uma questão de gostos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. Eu gostei dos livros (li dois que por acaso são dois dos episódios do filme) e vi o filme antes de os ler. Gosto dos dois e a escolher um preferido seriam obviamente os livros.

    Mesmo assim acho que o espírito da BD conseguiu passar para a tela. Praticamente foi dar movimento às imagens. E na minha opinião, é o melhor filme feito pelo Rodriguez. Sobretudo a nível estético.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Sou grande fã do filme. Acho-o esteticamente impressionante. Há já algum tempo que ando a ver se consigo pôr as mãos nas BD, mas ainda não as encontrei à venda. :(

    ResponderEliminar
  4. Bem vindo.

    Os dois volumes que tenho comprei na feira do livro, no stand da editora: Devir. No site deles tens um link para lojas recomendadas, em princípio encontras por lá:
    http://www.devir.pt/lojas_recom.html

    Cumprimentos

    ResponderEliminar