sábado, 23 de abril de 2011

Rio, de Carlos Saldanha (2011)

Dentro do cinema de animação, a Pixar vive num universo à parte, criando obra-prima atrás de obra-prima, deixando a concorrência na maior parte das vezes bem longe. «Rio» vem provar que há boa animação para além dos criadores de «Toy Story». Apesar de não ombrear com os filmes da Pixar, «Rio» até é uma boa surpresa. A história de Blu (Jesse Eisenberg), uma arara azul única na sua espécie que vive longe do Brasil natal, mais concretamente no estado norte-americano do Minnesota, onde foi adoptada por Linda (Leslie Mann), é colorida e bastante ritmada, como só o Carnaval do Rio de Janeiro consegue ser.

A vida pacata de Blu muda quando é descoberta no Brasil uma outra arara azul, a fêmea Jewel (Anne Hathaway), que pode ser a única salvação da espécie, caso os dois pássaros consigam acasalar. É com essa ideia em mente que o investigador Tulio (Rodrigo Santoro) parte para o Minnesota em busca de Blu, para convencer Linda a entregar o seu companheiro de sempre. E a arara que não voa, devido aos seus hábitos de ave doméstica, vai viver uma aventura pelos céus e ruas do Rio de Janeiro, precisamente durante o Carnaval.

«Rio» é uma animação tanto para adultos como para crianças, realizada pelo brasileiro Carlos Saldanha, um dos autores da trilogia «A Idade do Gelo». A história é muito boa, bastante fluída e com poucas paragens, o que faz com que aquela aventura passe tão depressa como um bom filme de entretenimento deve fazer. Além de personagens bastante engraçados, com destaque para o célebre Luiz (Tracy Morgan) que os novos amigos de Blu procuram para ajudar o casal, o filme conta com excelentes sequências, nomeadamente as musicais, que conseguem transmitir toda a cor e animação do Brasil em versão animada. Basta ver o início do filme, disponível no segundo clip deste post.

Nota: 4/5

Site oficial do filme



2 comentários:

  1. Ia ver o filme, mas é difícl de faze-lo aqui no Brasil. Afinal, é preciso comprar o ingresso com antecendência e, assim, o preço sai muito mais caro do que se fosse comprado na hora.

    ResponderEliminar
  2. Mas vale a pena ver, é um filme de animação bastante engraçado e cheio de cor. E a história está bem conseguida.

    ResponderEliminar