sábado, 9 de abril de 2011

Sidney Lumet (1924-2011)

Morreu o realizador norte-americano Sidney Lumet aos 86 anos. Nascido em Filadélfia, filho de artistas, Lumet estreou-se no cinema 1957 com «12 Homens em Fúria», um filme de tribunal, que lhe garantiu a primeira nomeação para o Óscar de Melhor Realizador, num total de quatro. As restantes três foram para «Um Dia de Cão» (1975), «Escândalo na TV» (1976) e «O Veredicto» (1982), tendo recebido uma outra nomeação para Melhor Argumento Adaptado por «O Príncipe da Cidade» (1981), escrito a meias com Jay Presson Allen. Apenas em 2005 a Academia resolveu premiar o realizador com uma estatueta honorária.

Com cerca de 40 filmes realizados, assim como a presença em inúmeras séries de televisão como realizador, sobretudo durante na década de 1950 e início de 1960, a obra de Sidney Lumet centrou-se muito em algumas questões sociais, como se pode ver em dois dos seus filmes mais conhecidos, ambos protagonizados por Al Pacino: «Serpico» e «Um Dia de Cão». E mesmo no último filme que realizou, e que infelizmente passou bastante despercebido, «Antes que o Diabo Saiba que Morreste», isso se apercebe um pouco.

Sidney Lumet faleceu hoje, vítima de linfoma.

2 comentários:

  1. Adorei o blog. Vai já para a minha lista de favoritos. É mais disto que precisamos em Portugal
    Se quiserem passar pelo meu, estou a oferecer dvd's originais e selados todos os meses.

    www.cinemofilia.blogspot.com.

    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Bem vinda e obrigado. Também já acrescentei o teu ali ao multiplex. Não conhecia, mas gostei. Volta sempre e comenta quando quiseres.

    ResponderEliminar