segunda-feira, 16 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: The Agony and the Ecstasy of Phil Spector, de Vikram Jayanti (2009)

A segunda e última sessão do IndieMusic de Sábado foi dedicada a um documentário sobre o produtor Phil Spector, um dos maiores génios da música popular e ao mesmo tempo uma das figuras mais estranhas e polémicas de sempre. O documentário de Vikram Jayanti baseia-se sobretudo numa longa entrevista que o ex-produtor deu ao realizador em sua casa antes de um primeiro julgamento onde Phil Spector era acusado de ter assassinado a actriz Lana Clarkson, num incidente com contornos que continuam por explicar. E continuará a ser um daqueles episódios da cultura popular que nunca se saberá o que aconteceu. Nesse primeiro julgamento o resultado foi inconclusivo, mas num segundo Phil Spector acabou por ser condenado a uma pena pesada.

O primeiro julgamento é uma das partes do documentário, com algumas imagens do mesmo a serem mostradas, incluindo as audições de algumas das testemunhas e a apresentação das provas por parte dos advogados. Em paralelo surge a entrevista de Phil Spector, onde o criador da técnica do Wall of Sound aborda o caso, conta inúmeros episódios (por exemplo, como a utilização da música «Be My Baby», sem autorização, no início de «Mean Streets» poderia ter ditado o fim da carreira de Martin Scorsese) e sobretudo, a melhor parte, quando explica como produziu algumas das melhores pérolas da música pop dos anos 1960 e 1970, para nomes como Ike e Tina, os Beatles, John Lennon, George Harrison ou as Ronettes.

«The Agony and the Ecstasy of Phil Spector» é um retrato sincero de um homem solitário, extravagante, que teve inúmeros problemas e lutou contra tudo e contra todos. Mas foi um génio e como todos os génios um incompreendido no seu tempo. O próprio não deixa de o referir ao longo da entrevista, quando se compara inúmeras vezes com Leonardo Da Vinci. Apesar de não ser um daqueles documentários que maravilham, o filme de Vikram Jayanti não deixa de ser uma grande lição de história da música popular.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário