domingo, 8 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor, de João Canijo (2011)

«Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor» é um filme curioso. Como o próprio João Canijo, o realizador, referiu na apresentação da sessão de ontem, o filme tem um carácter didáctico e não é mais do que isso. Nesse sentido este documentário acaba por ser uma interessante abordagem ao trabalho daqueles que são a cara mais visível da nossa paixão: os actores e as actrizes. Sem narração, apenas com alguns entre-títulos explicativos, como se se tratassem de capítulos de um manual, o filme mostra os actores a falarem sobre a preparação das personagens do próximo filme de João Canijo, que só muito raramente intervém na discussão.

Quase se pode dizer que as personagens e o argumento final de «Sangue do Meu Sangue», assim se chama o filme de Canijo que deverá chegar às salas ainda este ano, foram criadas pelos próprios actores nestas sessões de discussão, em que todos participam e dão ideias sobre os nomes, como é que as suas personagens reagem em determinada situação ou porque é que têm um determinado comportamento e não outro. Na parte final do filme vemos o nascimento de três cenas do filme, desde a fase de improvisação entre os intervenientes até à própria cena final.

E a forma como o documentário retrata este trabalho dos actores é realmente uma grande lição sobre cinema. O único defeito de «Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor» acaba por ser o facto de ao mostrar aquelas três cenas, se tornar um pouco um spoiler. Mas não é por isso que deixa de ser uma interessante abordagem à forma como são criados os filmes.

Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário