sábado, 7 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: Cleveland contre Wall Street, de Jean-Stéphane Bron (2010)

Por estes dias está a decorrer a oitava edição do IndieLisboa e uma vez mais vou tentar acompanhar algumas das sessões e comentá-las no blogue. A minha estreia deste ano foi o documentário «Cleveland contre Wall Street», do realizador suíço Jean-Stéphane Bron. O filme aborda a crise do mercado imobiliário dos EUA, nomeadamente o que sucedeu com os empréstimos do chamado sub-prime (simplificando, é um crédito de risco concedido a pessoas que não têm possibilidades de os pagar) na cidade de Cleveland, uma das primeiras a sofrer na pele as consequências da economia e onde milhares de famílias ficaram sem casa.

Quando rebentou a crise, em 2008, a cidade de Cleveland contratou o advogado Josh Cohen para processar 21 bancos de Wall Street, que consideravam serem os culpados pelo sucedido na localidade. O julgamento nunca chegou a ser realizado, mas o caso foi recuperado neste documentário, onde o julgamento é filmado como se tivesse ocorrido. De realçar que os 'actores' neste caso são as próprias pessoas atingidas pela crise, os advogados eram os advogados que deveriam ter participado no julgamento e até foi constituído um júri para a decisão final.

Apesar de ser um filme curioso que aborda a questão da crise sem cair em grandes explicações, como foi o caso de «Inside Job», centrando-se nas famílias e pessoas que ficam sem casa, «Cleveland Contre Wall Street» não é mais do que um julgamento filmado. E aqui perde muito, pois não consegue cativar quem não tem paciência para ver este tipo de eventos. Ajuda a saber um pouco mais sobre a crise, sobretudo do ponto de vista de quem sofreu com o que aconteceu, mas mesmo assim os esclarecimentos não são muitos. Os advogados questionam as testemunhas consoante os interesses dos seus clientes e o que é certo é que ambos os argumentos utilizados são válidos. É bastante complicado arranjar culpados aqui: foram os bancos que resolveram emprestar dinheiro ao desbarato, apostando em produtos de risco com o fim de obterem lucros, ou foram as pessoas que assinaram os pedidos de empréstimo que sabiam não ter condições para pagar?

É um pau de dois bicos e é uma discussão que dá pano para mangas, pois há comportamentos chocantes e revoltantes de ambos os lados. «Cleveland Contre Wall Street» funciona apenas como uma simples experiência para reflectir sobre o assunto. Quanto muito pode ser visto como complemento ao já referido «Inside Job».

Nota: 3/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário