domingo, 15 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: Morgen, de Marian Crisan (2010)

Se há algo que tenho aprendido nestes anos todos de IndieLisboa é que a Roménia tem uma das melhores cinematografias europeias da actualidade. Mesmo que não seja muito conhecida e apenas tenham estreado por cá os filmes consagrados em festivais de cinema com algum relevo (leia-se Cannes, Veneza e Berlim) é bom saber que o Indie continua a mostrar as obras oriundas daquele país. E a colheita deste ano foi esteve uma vez mais à altura das expectativas.

«Morgen», de Marian Crisan, enquadra-se bem nas obras que têm vindo da Roménia nos últimos tempos. Uma história séria que começa aos poucos a roçar o absurdo. E a história é a de Nelu Manchiu (András Hatházi), segurança de supermercado que vive pacatamente perto da fronteira com a Hungria e que gosta das suas pescarias em território húngaro. Numa das pescarias encontra Behran (Yilmaz Yalcin), um imigrante turco que quer atravessar a fronteira para ir para a Alemanha ter com o filho. Nelu resolve então ajudar o pobre homem, apesar de os dois não se entenderem, e começam as desventuras para levar Behran para a Fortaleza Europa.

Com esta história Marian Crisan explora um tema forte e na ordem do dia (por exemplo, foi o terceiro filme do Indie 2011 a abordar a questão da imigração ilegal) de uma força que roça o absurdo. A impossibilidade das personagens conseguirem comunicar com o turco faz com que algumas cenas pareçam saídas de um filme de Chaplin. O facto de Nelu também ser um homem de poucas palavras ajuda à comparação.
Outra das comparações que pode ser feita, no domínio do absurdo quando se fala de coisas sérias, é com «A Morte do Senhor Lazarescu», filme de Cristi Puiu, apesar deste ser mais pesado do que «Morgen».

A primeira longa metragem de Marian Crisan é também a história de um homem que resolve ajudar alguém que precisa, indo contra tudo e contra todos, sem pensar em grandes consequências e correndo mesmo o risco de infringir a lei. Apesar de não ter vencido o prémio principal, ao ter conquistado o prémio de distribuição é uma boa notícia, pois aumentam as probabilidades de um dia o filme poder chegar às salas portuguesas.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário