terça-feira, 17 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: Johnnie Got His Gun!, de Yves Montmayeur (2010)

Uma das grandes ausências da edição deste ano do IndieLisboa foi Johnie To, um dos melhores realizadores de Hong Kong cujos filmes passaram no festival desde a primeira edição. Apesar desta ausência, felizmente uma das sessões foi este documentário de Yves Montmayeur sobre a carreira de To, um dos nomes que conheci precisamente através do Indie e cujos filmes de acção me têm deliciado ao longo dos últimos anos. E não podia ter começado melhor, com o realizador a contar como foi filmada uma das cenas do genial «Breaking News», o primeiro filme que vi dele.

A partir daqui e durante uma hora, «Johnnie Got His Gun!» passa em análise os pontos altos da carreira de Johnie To, com entrevistas ao próprio e à trupe que o rodeia, desde os actores que entraram em alguns filmes aos técnicos que o ajudaram a tornar os seus filmes de acção o melhor que se faz em Hong Kong. Um dos destaques do documentário são as cenas de alguns dos seus filmes («Exiled», «Election», «PTU», «The Mission») que são o pano de fundo para a conversa com To, que às tantas diz uma coisa curiosa, com a qual tendo a concordar, sobretudo a última frase. Foi qualquer coisa como isto: os bons filmes foram feitos antes dos anos 1980. A partir daí a qualidade começou a cair. Johnie To termina esta sequência, onde assume a influência que Coppola e Scorsese tiveram nos seus filmes, a afirmar que hoje em dia o cinema está muito melhor tecnicamente, mas já não tem muito para dizer.

De fora do documentário ficaram os filmes de Johnie To que não se encaixam no universo do cinema de acção do realizador, alguns dos quais bem estranhos e que passaram na edição de 2008 do Indie, quando foi homenageado como um dos heróis independentes do festival. «Johnnie Got His Gun!» é um excelente olhar sobre a obra de um realizador muito bom, mas pouco conhecido fora do mercado asiático e do circuito dos festivais. Por cá penso mesmo que nunca chegou a estrear nenhum dos seus filmes, apesar de terem sido comprados por distribuidoras nacionais.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Johnnie Got His Gun from Fabien Bouillaud on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário