domingo, 8 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: Finisterrae, de Sergio Caballero (2010)

Que dizer de «Finisterrae», de Sergio Caballero? Tal como foi explicado na apresentação da sessão, este é daqueles filmes que é uma experiência para o espectador e que se gosta ou não se gosta. Não há meio termo. Realizado pelo catalão Sergio Caballero, um dos directores do Festival Sonar, o filme acompanha a saga de dois fantasmas (com os tradicionais lençóis brancos e dois buracos a fazer de olhos) que querem deixar de o ser e pretendem voltar a ter uma vida terrena.

Esta surrealíssima aventura que vamos acompanhando remete-nos para «Honra de Cavalaria», do também catalão Albert Serra, mas em vez de devaneios filosóficos que tinham aquelas personagens representando Dom Quixote e Sancho Pança, em longos planos aborrecidos, estes dois fantasmas, que falam em russo (pormenor delicioso), levam-nos quase para um universo absurdo, mas não menos fantástico. Tem episódios completamente tontos, como quando ambos discutem se um deles continua a ir ao psiquiatra, mas também cenas belas, como o final, que não vou desvendar.

Até ver «Finisterrae» é das melhores surpresas do IndieLisboa 2011 e um dos filmes que irá de certo ficar nas minhas memórias do festival. Mas fica o alerta: é um filme para se ver com a mente bem aberta e para nos deixarmos ir na onda, sem pensar em grandes convenções terrenas, pois este é um objecto bastante estranho.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário