sábado, 7 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: A Letter To Elia, de Kent Jones e Martin Scorsese (2010)

«A Letter To Elia» foi outra das sessões escolhidas para o primeiro dia de Indie 2011. Mais um documentário, desta vez realizado por Kent Jones e Martin Scorsese. O filme foi feito para televisão e consiste numa homenagem feita por Scorsese a um dos seus ídolos: o realizador Elia Kazan, um dos grandes nomes da Sétima Arte cuja carreira acabou por ser afectada durante a época da Caça às Bruxas, promovida pelo senador Joseph McCarthy com o intuito de perseguir comunistas nos EUA. Polémicas à parte, que influenciaram e muito a carreira de Kazan, o episódio acaba por não ser central nesta carta ao realizador.

Narrado sempre na primeira pessoa, Scorsese percorre toda a carreira de Kazan, desde que começou a dar os primeiros passos como actor na Broadway, onde fundou o Group Theatre, e mais tarde em Hollywood (podemos ver a participação de um jovem Kazan a contracenar com James Cagney), até chegar à carreira de realizador, assinando grandes filmes a partir do final dos anos 1940 até ao início dos anos 1960. Ao mesmo tempo o realizador nova-iorquino aproveita para contar a influência que estes filmes tiveram no modo como via cinema e a própria vida à sua volta enquanto entrava na adolescência, assim como a influência que teve na sua génese enquanto cineasta.

Além da carreira de Kazan, que é focada através de várias cenas dos seus filmes analisadas por Scorsese, de uma forma bastante apaixonada, o filme aborda ainda o homem por detrás da câmara, com uma grande humanidade que conseguiu passar para os seus filmes, e alguns episódios da sua vida que acabaram também por influenciar alguns dos seus filmes. Mas apesar de ser um retrato apaixonado de um ídolo feito por um fã, «A Letter To Elia» é pouco mais do que isso.

A complementar a sessão foi projectada a curta-metragem experimental «Postface», de Frédéric Moffet, sobre Montgomery Clift, bastante abstracta e que mais parece uma experiência que só o realizador conhece o significado.

Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

2 comentários:

  1. Pelo horário, foi impossível ter ido ver, mas gostava muito. Tentarei na segunda sessão.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso fiquei um bocado desiludido, porque basicamente é só mesmo uma homenagem ao Kazan feita pelo Scorsese, onde este fala do realizador, dos filmes e do que sentiu quando os viu. Mas para isso, valia mais ver na TV. Mas se gostares mesmo de Kazan acho que vale a pena.

    ResponderEliminar