domingo, 15 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: Simon Werner A Disparu..., de Fabrice Gobert (2010)

Quando «Simon Werner A Disparu...» começa, parece que estamos num filme de terror adolescente norte-americano. Mas não é. Tudo começa numa festa, com música em altos berros, quando dois jovens resolvem sair. Passado pouco tempo, numa floresta, descobrem um cadáver. O filme recua então para duas semanas atrás e descobrimos que os jovens são colegas de escola e há um dos seus amigos que não aparece nas aulas, precisamente o Simon Werner do título. O resto do filme encontra-se dividido em sequências centradas em alguns dos jovens, que nos vão dando uma perspectiva sobre a história, a partir do que vê cada um deles, até sabermos o que aconteceu realmente a Simon Werner.

A partir daqui já «Simon Werner A Disparu...» se tornou um filme de mistério, onde começam a surgir as suspeitas sobre o sucedido a Simon Werner. Será que fugiu ou foi raptado? Neste caso quem será o responsável? As suspeitas de rapto aumentam quando desaparecem outros colegas. O final acaba por ser de certa forma óbvio, apenas serve para desenrolar algumas pontas soltas do argumento. Mas não deixa de ser curioso e bem conseguido.

Bem filmado, com uma banda sonora fabulosa, com músicas dos Sonic Youth (nunca as músicas da banda norte-americana se adequou tanto a um filme deste género) que conseguem captar bem a essência da época retratada, o início dos anos 1990, esta é uma boa estreia de Fabrice Gobert, que apenas tinha realizado séries para televisão em França, país de origem do realizador. No elenco também surgem bons valores, que poderão indicar que o cinema francês, que nem sempre salta de fronteiras do país, tem bons tesouros para descobrir.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário